Fundação Maitreya
  Novo Mar  14 Ago 2006

Satélite captura criação de nova Crosta Continental
Um novo mar forma-se no deserto do nordeste da Etiópia.

Em milhões de anos, o afastamento das placas tectônicas árabe e núbia permitirá que o mar invada a região, formando uma extensão do Mar Vermelho. E graças à abundância de imagens de satélite, os cientistas têm conseguido pela primeira vez vislumbrar como as placas se separam. A crosta de rocha move-se na superfície da Terra a até 12 cm por ano.

Tim Wright, da Universidade de Leeds, e sua equipa internacional de investigadores, runiram observações em solo e do espaço da ampliação de uma fissura no deserto etíope Afar. Entre Setembro e Outubro do ano passado, uma extensão de rocha com 60 km de comprimento aumentou até 8 metros. Magma de vulcões adjacentes preencheu a parte inferior da fissura, criando uma nova crosta continental e um dique de aproximadamente 2,5 km³ - o dobro do material ejectado pela poderosa erupção do monte Saint Helens em 1980 - mais de 2 km abaixo da superfície.

"Muita cinza foi lançada no ar e surgiram rachaduras no solo com mais de 1 metro de largura", diz Cindy Ebinger, da Universidade de Londres, e membro da equipa. "A região de Afar constitui uma área de estudo valiosíssima de ruptura continental e formação de novas bacias oceânicas". Isso porque se trata de uma das poucas fissuras activas que não está no fundo do oceano. Esse espraiamento da crosta continental prosseguirá ao longo da fissura, estendendo-se do Líbano à Tanzânia, com o bordo oriental da África possivelmente seguindo Madagascar, mar afora. O artigo sobre esta pesquisa aparece na Nature de 25 de julho.

Impresso em 27/4/2024 às 7:35