Fundação Maitreya
  Congresso Internacional sobre Museus e Tesouros  12 Nov 2006

De 22 a 25 de Novembro de 2006

Tesouros da Igreja Tesouros da Europa

Um pouco por toda a Europa têm vindo a ser dados passos fundamentais, durante os últimos anos, no sentido de uma tomada de consciência, por parte das instituições e dos cidadãos, acerca da efectiva importância do património artístico para o conhecimento e a salvaguarda da identidade cultural comum. Grande parte desse património é constituído por obras de carácter religioso, estimando-se que em países do Sul, como Itália, Espanha e Portugal, mais de 75% dos bens culturais tenham tal origem, o que dá uma ideia da sua magnitude. Não surpreende, por isso, que no território europeu se esteja a fazer um enorme esforço no sentido da constituição de museus e tesouros que permitam conservar, estudar e divulgar a arte sacra e as variadas dimensões da herança cultural religiosa, sem esquecer, naturalmente, o diálogo do Cristianismo com as outras “Religiões do Livro” – o Judaísmo e o Islamismo – que também contribuem de modo marcante, cada uma a seu modo, para a definição do tecido cultural do velho continente. Eis uma nobre missão ao serviço da paz, do diálogo entre culturas e civilizações, da sensibilização de largos sectores da sociedade para os valores da arte e da educação.
O reconhecimento desta nova realidade museológica levou à criação, em 2005, sob os auspícios da União Europeia, de uma associação internacional destinada a agrupar os tesouros e os museus religiosos – Europae Thesauri. Fundada ao abrigo da legislação belga como uma organização não-governamental e sediada no Tesouro da Catedral de Liège, a nova instituição tem como presidente de honra o príncipe Lorenz da Bélgica. Entre os membros fundadores contam-se a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Espanha, a França, a Holanda, a Itália, Portugal e a Suíça. Agrupando progressivamente as principais instituições museológicas europeias no âmbito do património religioso, Europae Thesauri constitui um ponto do encontro aberto ao debate técnico e científico dos profissionais da museologia, à troca de experiências entre museus e à formação de parcerias institucionais. Estas actividades são feitas em ligação com a Comissão Europeia e inserem-se na dinâmica de colaboração e mobilidade entre os diversos países que marca a agenda internacional dos nossos dias, quando um museu que fica isolado e se fecha sobre si acaba fatalmente por desactualizar-se, perdendo público e deixando de cumprir a função social que dele se espera.
Na sequência dos encontros efectuados em Roma e Colónia em 2005 e 2006, a rede Europae Thesauri vai realizar o seu primeiro congresso internacional nos dias 22 a 25 de Novembro. A convite do Conselho de Administração desta organismo, a iniciativa tem lugar em Beja, na Pousada de São Francisco, e assenta numa parceria entre o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e a Câmara Municipal de Beja, ela própria muito empenhada na valorização da cidade e do concelho como um território de excelência para viver. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Delegação Regional do Ministério da Cultura no Alentejo, o Governo Civil de Beja, o Instituto Português do Património Arquitectónico, o Instituto Português de Museus e a Região de Turismo da Planície Dourada fazem igualmente parte das entidades que apoiam de modo directo o congresso. Uma comissão dirigida por Guy Massin-Le Goff, do Ministério da Cultura de França, toma a seu cargo a orientação científica do encontro, que reúne alguns dos mais importantes peritos da museologia europeia. Durante quatro dias, a capital do Baixo Alentejo será também a capital da arte sacra.
Subordinado ao tema geral Tesouros da Igreja, Tesouros da Europa, o Congresso Internacional de Beja constitui um fórum pan-europeu destinado a promover uma reflexão transdisciplinar sobre os desafios que se colocam hoje em dia aos museus com colecções de património religioso, tendo em vista a sua integração nas realidades culturais, mas também sócio-económicas, políticas e religiosas, de um continente em rápida transformação. Preparar o futuro, assegurar a continuidade de um legado patrimonial único, saber trabalhar em rede, enriquecer e projectar a identidade cultural europeia são reptos cada vez mais exigentes. Um conjunto de cerca de quarenta actividades – conferências, comunicações, posters e visitas guiadas – propõe-se traçar uma panorâmica rigorosa deste sector, numa linha de abertura face às novas orientações da União Europeia e dos estados membros para a afirmação da identidade comum e para a colaboração cultural, dentro e fora das fronteiras da Europa. A qualificação, a abertura dos museus a públicos jovens, o entrosamento na vida das comunidades e das regiões, eis algumas das questões sobre a mesa.

Ver Agenda
Informações: