Fundação Maitreya
Notícias
  Livros  04 Fev 2007

Círculo de Leitores lança obra inédita sobre património

Um guia-inventário com 60.000 referências do património natural e cultural português, intitulado "Portugal Património", resulta do de uma recolha inédita feita durante quase uma década, vai ser lançado este mês pelo Círculo de Leitores.

Reunida em dez volumes, a obra, da autoria dos investigadores na área d o património Álvaro Duarte de Almeida e Duarte Belo, foi apresentada em Lisboa pelos autores e pelo presidente do Círculo de Leitores, João Alvim.

Álvaro de Almeida, professor aposentado do ensino secundário, e o fotógrafo Duarte Belo lideraram uma equipa de colaboradores que fez o levantamento, a identificação e a inventariação de milhares de "unidades patrimoniais" de todo o país, desde conventos, árvores, barragens, cruzeiros, jardins, fábricas, capelas e trechos de paisagem, entre outros.

Além do texto, a obra é ilustrada por mais de 8.000 fotografias seleccionadas entre cerca de 600.000 que o fotógrafo Duarte Belo recolheu durante cinco anos.

Em declarações à agência Lusa, João Alvim referiu que este foi o maior investimento editorial de sempre do Círculo de Leitores, feito no desenvolvimento de uma obra que ascendeu a 500 mil euros.

"Arriscámos tudo porque achámos que valia a pena. Penso que será uma ob ra de referência nesta área em Portugal durante muitos anos", disse João Alvim, recordando que apenas a Fundação Calouste Gulbenkian teve uma iniciativa semelhante com os Guias de Portugal, "mas em registo e profundidade totalmente diferentes".

Para o responsável, "esta é sem dúvida a obra de maior investimento do Círculo de Leitores e certamente o maior investimento editorial no país no passa do mais recente".

"Portugal Património" possui 9000 entradas com 60 mil referências e mai s de oito mil fotografias, "números avassaladores, resultado de um trabalho corajoso dos dois autores que nós decidimos concretizar em livro para o público", ac rescentou João Alvim.

Álvaro de Almeida e Duarte Belo "fizeram um trabalho moroso" para alcançar este resultado: um guia-inventário inédito, bastante aprofundado e extenso sobre o património natural e cultural do país, em dez volumes, o último dos quais dedicado aos arquip&e acute;lagos da Madeira e dos Açores.

O primeiro volume - dedicado a Viana do Castelo, Braga e Porto - estará disponível ao público dentro de duas semanas.

Além dos dois autores, uma equipa de 40 colaboradores das áreas da História, Arquitectura, Design, Geografia e Arquitectura Paisagística fez a pesquisa documental.

"Portugal Património" teve como consultores científicos o historiador José Mattoso, o especialista em património Paulo Pereira e a investigadora Teresa Belo.

(Agência Lusa)



http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 27/4/2024 às 12:08

© 2004-2024, Todos os direitos reservados