Fundação Maitreya
  Asteróide perto da Terra  11 Abr 2011

A 8 de Novembro, um asteróide invulgarmente grande vai passar demasiado perto da Terra. Chama-se 2005 YU55, tem 400 metros de diâmetro (qualquer coisa como quatro relvados de futebol) e estará a apenas 0,85 distâncias lunares de nós (cerca de 200 mil quilómetros, o que é curto quando se fala de distâncias no espaço). Agora a parte tranquilizadora: ninguém na NASA acredita que haja risco de colisão e as semelhanças com o argumento de "Armageddon" e com a missão de Bruce Willis e Ben Affleck terminam aqui.

"A aproximação à Terra do asteróide 2005 YU55 é invulgar pela curta distância e pelo seu tamanho", explica Don Yeomans, cientista da NASA e responsável pelo programa de busca de asteróides potencialmente perigosos (NEO). Para os cientistas, trata-se de uma excelente notícia, já que é uma oportunidade única de obter imagens "melhores que as de uma missão de uma nave espacial", argumenta Lance Benner, investigador do Laboratório de Propulsão a Jacto, da NASA.

Descoberto por Robert McMillan em 28 de Dezembro de 2005, este asteróide foi classificado como potencialmente perigoso, muito embora não represente qualquer perigo para a Terra durante os próximos 100 anos, segundo as contas do NEO. No entanto, e desde que é possível fazer previsões, será a primeira vez que um objecto tão grande se aproxima tanto da Terra. Outro episódio do género só acontecerá em 2028, quando o asteróide (153814) 2001 WN5 passar a 0,6 distâncias lunares.

Impresso em 29/3/2024 às 8:38