Fundação Maitreya
  Vaivém com colaboração portuguesa  17 Mai 2011

Endeavour partiu com uma marca portuguesa
Washington - O vaivém espacial Endeavour partiu esta segunda-feira, em direcção ao espaço, numa viagem que durará 16 dias e que será a sua última viagem.
O Endeavour saiu esta segunda-feira, 2011-05-17 às 13h57 (hora de Lisboa) da Base Espacial Kennedy, na Florida, e leva consigo o Espectrómetro Magnético Alfa-2 (AMS-2, sigla em inglês), um instrumento que conta com a colaboração de um grupo de investigadores portugueses e que vai tentar responder a questões fundamentais sobre o Universo. O Espectrómetro Magnético ficará acoplado à Estação Espacial Internacional durante os próximos dez anos.
O lançamento do vaivém estava previsto pela Agência Espacial Norte Americana (NASA) para dia 29 de Abril, mas foi adiado porque um dos dois circuitos de aquecimento das unidades auxiliares de energia da nave falhou. Durante esta missão estão previstas quatro saídas orbitais de seis horas, por equipas de dois astronautas.

Impresso em 25/4/2024 às 20:37