Fundação Maitreya
Notícias
  Água na Lua  28 Mai 2011

Interior da Lua cheio de água
Durante mais de quarenta anos os cientistas acreditaram que a Lua era árida, mas estudos recentes indicam que no interior deste satélite existe tanta água quanto nas profundezas do planeta Terra. A recente descoberta foi divulgada na quinta-feira na revista científica ‘Science’.
Vários grupos de cientistas analisaram, durante anos, as rochas lunares trazidas pelos astronautas americanos das missões ‘Apolo’, de 1969 a 1972. Mas o primeiro sinal de água na Lua só surgiu em 2008. Agora, uma equipa de investigadores americanos, depois de terem encontrado moléculas de água nas amostras de magma lunar retidas em grânulos de vidro vulcânico, acredita que no interior da Lua haja cem vezes mais água do que o que se suspeitava: são 3,5 mil milhões de litros.
Esta inesperada descoberta coloca um ponto de interrogação em algumas teorias sobre a formação do único satélite natural do ‘planeta azul’. A mais defendida sustenta que a Lua surgiu após a colisão de um enorme asteróide com a Terra. Os detritos expelidos por este impacto formaram a Lua há milhões de anos. Porém, este grande impacto teria de ter gerado altas temperaturas, o que entra em conflito com a nova descoberta de água no interior lunar.

Notícias da Lusa



http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 21/8/2017 às 15:08

© 2004-2017, Todos os direitos reservados