Fundação Maitreya
  Biólogo Português premiado internacionalmente  03 Ago 2011

José Xavier, biólogo marinho do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra, foi o vencedor do prémio internacional Martha T. Muse 2011. Estabeleceu um programa de investigação da Antárctica, em Portugal, durante o ano Polar Internacional (IPY, 2007-2008).Também tomou parte no lançamento do programa educacional, LATITUDE 60!, como investigador associado do British Antarctic Survey.
José Xavier publicou recentemente uma monografia sobre cefalópodes, uma presa destes predadores, denominada «Guia de bicos de Cefalópodes para o Oceano Austral», que consiste numa ferramenta de trabalho para muitos investigadores da Antárctica.
A cerimónia de entrega do prémio, no valor de cem mil dólares, cerca de 70 mil euros, irá decorrer na Conferência Mundial sobre biodiversidade marinha, em Aberdeen, de 26 a 30 de Setembro.

Impresso em 19/4/2024 às 9:16