Fundação Maitreya
  Planeta feito de diamantes  26 Ago 2011

Descoberto planeta feito de diamantes

Uma equipa de astrónomos localizaram um planeta que julgam ser composto de diamantes, mais concretamente na constelação da Serpente.

Composto por praticamente carbono cristalino, cientistas acreditam que se trata de diamantes

Bem mais denso que qualquer outro planta e composto praticamente de carbono cristalino, os cientistas acreditam que uma grande parte deste planeta seja composta de diamantes.
"A história evolutiva e a incrível densidade desse planeta sugerem que ele é composto de carbono, ou seja, um enorme diamante orbita uma estrela de neutrões [um pulsar] a cada duas horas, numa órbita tão compacta que caberia dentro do nosso Sol", disse Matthew Bailes, da Universidade de Tecnologia Swinburne, em Melbourne, na Austrália.

A 4.000 anos-luz da Terra, ou seja, cerca de um oitavo da distância entre a Terra e o centro da Via Láctea, o planeta é provavelmente o que resta de uma estrela que já foi gigantesca, mas que perdeu as suas camadas externas para a estrela que orbita.
As medições feitas a este planeta indicam que terá um "ano" de 130 minutos, uma massa ligeiramente superior à de Júpiter mas 20 vezes mais denso, segundo a descrição feita por Bailes e pelos seus colegas na edição da passada quinta-feira da revista "Science".

Além de carbono, o novo planeta também deve conter oxigénio, que pode ser mais abundante na superfície, tornando-se mais raro na direcção do centro, onde existe mais carbono.

O aspecto deste estranho mundo de diamante, no entanto, é um mistério. "Em termos do seu aspecto, não sei se posso especular", disse Ben Stappers, da Universidade de Manchester. "Não imagino que uma imagem de um objecto muito brilhante seja o que estamos a ver aqui."

Lusa

Impresso em 29/3/2024 às 13:41