Fundação Maitreya
Notícias
  A mais antiga forma de arte mural em França  18 Mai 2012

Arqueólogos encontram pinturas em Abri Castanet
Uma equipa de investigadores norte-americana acredita que algumas das primeiras formas de arte registradas até hoje foram agora encontradas em Abri Castanet, um local arqueológico no sudoeste da França.
O grupo de especialistas encontrou um bloco maciço de pedra calcária, de 1,5 toneladas e defendem que se trata da primeira forma de arte mural conhecida, feita há 37 mil anos.A obra adornava o interior de uma caverna, um possível refúgio para caçadores. A suposição é feita pelo professor de antropologia da Universidade de Nova Iorque, Randall White, principal autor do artigo publicado nos Annals of the Academy of Sciences.As imagens são de pinturas de cavalos ou desenhos de partes do corpo humano. O trabalho é menos sofisticado que as pinturas de animais encontradas na gruta de Chauvet, também França, de difícil acesso e com idade estimada entre 30 mil e 36 mil anos.
Apesar das diferenças, os arqueólogos acreditam que os artistas de Chauvet e Castenet são da mesma cultura, a dos primeiros humanos modernos na Europa, que se desenvolveu há 40 mil anos.
"Ciência Hoje"



http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 19/10/2017 às 1:15

© 2004-2017, Todos os direitos reservados