Fundação Maitreya
  Gémeas da Via Láctea  24 Ago 2012

Um grupo de investigadores identificou dois sistemas de galáxias idênticos ao da Via Láctea. Os cientistas, da University of Western Australia e da University of St Andrews, na Escócia, apresentaram a descoberta ontem na International Astronomical Union General Assembly, em Pequim, China.O projeto liderado por Aaron Robotham, do International Center for Radio Astronomy Research(ICRAR), pertencente à University of Western Australia, identificou, pela primeira vez, um grupo de galáxias com estrutura semelhante à nossa. A descoberta foi feita através do Galaxy Mass Assembly, o mapa mais completo referente às proximidades do sistema solar.Os cientistas revelaram, em comunicado divulgado pelo ICRAR, que embora a Via Láctea seja comum por si só, quando vista em conjunto com as Nuvens de Magalhães torna-se rara, tendo-se pensado ser única até agora. “Nunca tínhamos encontrado um sistema como a Via Láctea”, explicou Robotham, salientando que a descoberta só foi possível devido aos mais recentes tipos de análise implementados.Foram necessários telescópios de grande alcance e qualidade para que se pudessem detetar não apenas as galáxias mas também “os seus companheiros”, aquilo que as rodeia. O investigador frisou que a equipa “tinha de garantir que nenhuma galáxia escapava à observação”.Depois de centenas de milhares de galáxias observadas, os cientistas detectaram um total de 14 com características semelhantes à nossa, particularmente pelo facto de terem ‘galáxias companheiras’ como a Nuvem de Magalhães. Dos 14 sistemas identificados, dois foram referidos como “quase idênticos” à Via Láctea.
Aaron Robotham e a equipa de investigação apresentaram as conclusões da observação na International Astronomical Union General Assembly, em Pequim. Perante a importância da descoberta, o grupo foi recompensado com novos telescópios para estudar estas dois novos sistemas, agora que já foram descobertos.

Impresso em 28/3/2024 às 23:34