Fundação Maitreya
Notícias
  Chuva de Leónidas  03 Nov 2012

A chuva de estrelas Leónidas volta a iluminar os céus, no fim de semana de 17 e 18 de Novembro. Uma vez que este ano o luar não vai ofuscar o brilho destes meteoros, tudo indica que, se o céu estiver limpo, será possível observar dezenas de "estrelas cadentes" entre a meia-noite e as primeiras horas da manhã.Apesar de ser vulgarmente conhecido como uma "chuva de estrelas", este fenómeno que ilumina os céus no Outono, consiste, na realidade, na passagem da Terra pelo rasto do cometa Tempel-Tuttle cujos detritos (meteoros) entram em combustão e desintegram-se quando chegam à atmosfera terrestre, provocando riscos de luz no céu.
As Leónidas podem aparecer em qualquer ponto do firmamento, mas surgem de forma mais concentrada na zona da constelação de Leão, que nesta altura do ano começa a nascer, na zona Este do céu, por volta da uma da manhã.
Para garantir a melhor observação dos meteoros, o ideal é encontrar uma zona pouco iluminada, de preferência afastada dos centros urbanos. Sendo uma observação nocturna, é aconselhável levar roupas quentes e encontrar um sítio confortável - por exemplo uma cadeira reclinável - de onde se possa olhar para o céu sem esforço.

A chuva de Leónidas foi antecedida pelas famosas Orionidas, que, em Outubro deste ano, atingiram uma média de 60 meteoros por hora durante três dias.



http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 19/10/2017 às 1:16

© 2004-2017, Todos os direitos reservados