Fundação Maitreya
  Tord Pah Bah - Novembro  16 Out 2013

Na época das chuvas (Vassa), na Ásia, (período correspondente ao Verão na Europa) os monges budistas comprometem-se a permanecer num determinado local durante três meses.

Reza a história, que no fim desse período, o Buddha permitiu que os monges procurassem tecido com o qual poderiam remendar o seu hábito monástico ou costurar um novo. Os monges começaram então a recolher panos que haviam sido deitados fora. Com o passar do tempo as pessoas aperceberam-se desta necessidade, e começaram a pendurar tecido nas árvores para que os monges os pudessem 'encontrar'. O costume desenvolveu-se então para que não ficassem apenas pedaços de tecido nas árvores, mas também as vestes já feitas. As pessoas viram nisto uma oportunidade de fazer ofertas de outros bens essenciais aos monges, como gesto de apoio e apreço às práticas destes. Surgiu assim a cerimónia hoje chamada Tord Pah Bah, expressão tailandesa que significa 'oferta de tecido da floresta'.

Nesta mesma cerimónia os monges oferecem palestras sobre o Dhamma, havendo também um período em que se encontram e falam com as pessoas de forma mais informal. Este evento evidencia a interligação da comunidade leiga com a monástica, e os beneficios que surgem para ambas dessa dinâmica.

CONVITE

Convidamo-lo para a celebração do final do segundo Vassa dos monges Theravada em Portugal. O evento terá lugar em Pinhal de Frades (onde os monges actualmente residem) no dia 24 de Novembro de 2013.

10h30 - Chegada ao Mosteiro (traga uma refeição para partilhar)

11h00 - Pedido dos cinco preceitos, seguido de cânticos

11h30 - Oferta de arroz (Pindapat)

12h00 - Oferta de refeição aos monges e almoço para a comunidade leiga