Fundação Maitreya
  Chuva de meteoros  06 Nov 2014

A chuva de meteoros das Oriónidas e das Leónidas nesta altura do ano., O céu encontra-se habitualmente muito nublado, o que dificulta a observação de chuvas de meteoros. As Oriónidas ainda terão um período de actividade até 7 de Novembro, apesar da data da máxima actividade ter ocorrido em Outubro. Também neste momento a Terra cruza a órbita do Cometa Tempel-Tuttle e são os restos deste cometa os responsáveis pela chuva de meteoros das Leónidas. Este ano a sua actividade decorre entre 6 a 30 de Novembro, e a actividade máxima de intensidade desta chuva de meteoros será na noite de 17 de Novembro pelas 22:00 horas. Como esta constelação só começa a nascer depois da meia-noite a Nordeste, as observações deverão iniciar-se na 2ª metade da noite. O nome desta chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes nos parecerem sair dum ponto da constelação do Leão (o radiante).O mesmo acontece com o nome da chuva das Oriónidas pois o seu radiante está na constelação de Orionte.Para as observar aconselhamos evitar noites nubladas e a poluição luminosa das grandes cidades, e procurar um horizonte desimpedido.
Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa

Impresso em 27/7/2024 às 1:06