Fundação Maitreya
  Equinócio  22 Set 2015

O Outono começa às 9h20 de quarta-feira, mas o dia de duração exactamente igual à noite, que marca os equinócios, só acontece no sábado, já que na quarta-feira haverá mais oito minutos de sol.
A situação não se explica pelas temperaturas ainda de Verão nem pelo dia de sol intenso que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para o primeiro dia de Outono. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa tal deve-se, sim, ao diâmetro aparente do sol e à refracção atmosférica.

O observatório começa por explicar, na sua página na Internet, que os equinócios são definidos como o instante em que o ponto central do sol passa no equador e, por isso, o centro solar nasce no ponto cardeal Este põe-se exactamente a Oeste, "encontrando-se durante 12 horas acima do horizonte matemático em qualquer lugar da Terra nestes dias".
No entanto, e ainda que a palavra equinócio queira dizer noite igual ao dia, de tal "não resulta numa duração do dia solar de 12 horas".

Devido a condições físicas e ao movimento de translação terrestre, só no dia 26 haverá 12 horas de luz. O Observatório precisa que, nesse dia, o sol nasce às 7h28 e põe-se às 19h28 e que para as 12 horas certas há apenas um desvio de dez segundos.
Na quarta-feira o sol nasce às 7h25 e põe-se às 19h33 e o outono chega de manhã, para ficar três meses, 89,81 dias, precisa também o observatório. O Inverno vai substitui-lo no dia 22 de Dezembro, às 4h48.

Para já, depois de no ano passado o Outono ter chegado com ar de Inverno (o país a braços com inundações neste dia), é o Verão ainda que se despede neste equinócio, com temperaturas acima de trinta graus previstas para o início da próxima semana.
Mas o Outono ainda continua a ser a estação em que as noites vão sendo sempre maiores, a estação associada à queda das folhas, às primeiras chuvas e primeiros frios. E as andorinhas já começaram a partir.

Diário de Notícias

Impresso em 28/3/2024 às 9:40