Fundação Maitreya
Notícias
  e-Dicionário  22 Mar 2016

e-Dicionário da Terra e do Território no Império Português (e-DITTIP)

O e-Dicionário da Terra e do Território no Império Português (e-DITTIP) é um dicionário histórico electrónico, de acesso livre online, em língua portuguesa, sobre temas relacionados, em sentido lato, com a terra, os direitos de propriedade e a organização do espaço nos vários territórios que incorporaram o antigo Império Português, entre os séculos XV e XX.

O e-DITTIP é uma obra publicada sob a direcção editorial e científica de José Vicente Serrão, Márcia Motta e Susana Münch Miranda, contando com a colaboração de múltiplos autores, os quais assumem a plena responsabilidade e autoria dos verbetes que assinam.
Os verbetes ou artigos são em geral pequenos (variando entre as 50 e as 1000 palavras) e cobrem diversas categorias relacionadas com a temática geral, como sejam conceitos, normas e institutos jurídicos, instituições, direitos fundiários, grupos sociais, tipos prediais, termos em línguas locais, territórios, lugares, pessoas, entre outras.

Cada artigo é acompanhado de uma pequena lista de referências abreviadas de bibliografia e fontes. A sua descrição detalhada encontra-se na página ‘Bibliografia’.

O e-DITTIP tem data inicial de publicação de 2013, mas é uma obra em permanente actualização. Progressivamente, são disponibilizados novos verbetes, e os verbetes já publicados podem ser alvo de actualização. Nestes casos, é indicado o novo ano de publicação – por exemplo [A: José Silva,

2013, 2014] ou [A: Maria Silva, 2014, 2014b, 2014c].
O e-DITTIP é uma iniciativa do projecto FCT “Lands Over Seas: property rights in the early modern Portuguese Empire” ( PTDC/HIS-HIS/113654/2009).
O e-DITTIP é uma publicação com revisão científica.
URL: http://edittip.net/




http://www.fundacaomaitreya.com

Impresso em 29/6/2017 às 8:26

© 2004-2017, Todos os direitos reservados