Ano anteriorMês anterior   Mês seguinteAno seguinte

6 de Fevereiro de 2022

Música Erudita

Orquestra de Câmara Portuguesa

Direção musical Pedro Carneiro
Soprano Eduarda Melo
Barítono Hugo Oliveira
Violino solo (Salieri) Pedro Lopes

J. S. Bach Cantata dos Camponeses, BWV 212
Luciano Berio Folk Songs
António Salieri 26 Variações sobre La Folia

Música Erudita
Folia é uma melodia e dança surgida no século XV cujo esquema harmónico-melódico foi, desde então, utilizado em centenas de variações feitas por mais 150 compositores, de Lully a Sergei Rachmaninov. É um dos mais antigos e recorrentes temas musicais europeus. O primeiro registo do termo «folia» aparece no Auto da Sibila Cassandra, de Gil Vicente, escrita por volta de 1513, na qual se menciona a folia como uma dança interpretada por pastores. Sebastián de Covarrubias, no Tesoro de la lengua castellana (1611), descreve a folia como uma dança portuguesa, rápida e confusa, na qual os bailarinos carregavam sobre os ombros homens vestidos de mulher.
Neste concerto, revisitamos as 26 Variações sobre La Folia de Antonio Salieri, depois de ouvirmos a Cantata dos Camponeses BWV 211 de J. S. Bach e as Folk Songs de Luciano Berio. Direção musical de Pedro Carneiro.

Grande Auditório

De acordo com a recente Orientação da Direção-Geral da Saúde, para acesso a eventos culturais é exigida, a partir dos 12 anos, a apresentação de um dos seguintes documentos:
Certificado Digital COVID-19 (vacinação testagem ou recuperação), válido;
Teste laboratorial (PCR) realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação, com resultado negativo;
Teste rápido de antigénio (TRAg), verificado por entidade certificada e realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação, com resultado negativo;
Não são aceites autotestes.
É obrigatório o uso de máscara

Local: Centro Cultural de Belém

Em: 06 Fev 2022

sugerir imprimir
Copyright © 2004-2022, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.