Sagrados
Filhas e Filhos

de Ajahn Jayasaro

em 19 Abr 2021

(...anterior) (De acordo com a física ensinada na altura do Buda, um fogo ardente agarra-se ou adere ao seu combustível; quando extinto, torna-se livre.) Em certos contextos, “nibbanā total” refere-se à experiência do Despertar; noutros, à passagem final de um arahant.

Pāramī – Perfeição de carácter. Um grupo de dez qualidades desenvolvidas ao longo de muitas vidas pelo bodhisatta*: generosidade (dāna), virtude (sīla), renúncia (nekkhamma), discernimento (paññā), energia/persistência (viriya), paciência/capacidade para resistir ou suportar (khanti), autenticidade (sacca), determinação (adhitthāna), boa vontade (mettā) e equanimidade (upekkhā).
*Bodhisatta – “Um ser empenhado em Despertar”; o termo usado para descrever o Buda antes de ele efectivamente se tornar Buda, desde a sua primeira aspiração à budicidade até ao momento do seu total Despertar.

Sangha – Ao nível convencional, este termo remete para as comunidades de monges e monjas budistas; ao nível ideal, remete para os seguidores do Buda, leigos ou ordenados, que atingiram pelo menos a “entrada na corrente” (sotāpanna), o primeiro dos caminhos transcendentes (magga), que culminam no nibbanā.

Vinaya – A disciplina monástica budista, literalmente “que conduz à saída”, porque a observância dessas regras “conduz à saída” de estados mentais nocivos; também se pode dizer que “conduz à saída” da vida doméstica e do apego ao mundo. Estendendo-se por seis volumes na versão impressa, as regras e as tradições do Vinaya definem todos os aspectos da forma de vida dos bhikkhus [monges] e das bhikkhunīs [monjas]. A essência das regras para os monásticos está contida na Pāṭimokkha*. Em conjunto, o Dhamma e o Vinaya formam o núcleo da religião budista: “Dhamma-Vinaya” – “a Doutrina e Disciplina – foi o nome que o Buda deu à religião que fundou.
*Pāṭimokkha – O código básico da disciplina monástica, que é recitado quinzenalmente em pāli e que consiste em 227 regras para os monges e 311 para as monjas.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

Copyright © 2004-2021, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.