Sagrados
A Luz do Mundo

de Lubélia Travassos

em 11 Abr 2022

(...anterior) Então, ele respondeu: “Senhor, então, não me lave só os pés, mas também a minha cabeça e as mãos”. A seguir Jesus declarou: “Aqueles que saíram do lava-pés permanecerão absolutamente limpos”. Depois vestiu novamente a sua túnica de puro linho branco, sem costuras nem bainhas, e sentou-se à mesa e virou-se para eles dizendo: “Sabem o que significa o que eu vos fiz? Chamais-me Mestre e Senhor, e se então o vosso Mestre e Senhor vos lavou os pés, devereis também fazer o mesmo, lavar os pés uns aos outros. Assim como vos dou este exemplo, também devereis fazê-lo uns aos outros”. “Além disso, concedo-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros, assim como a todas as criaturas de Deus. O Amor é o cumprimento da Lei. O Amor vem de Deus e Deus é Amor. Aqueles que não amam não conhecem Deus”.

“Agora que estais limpos através da palavra que eu vos dou, todos os homens deverão também saber, através disso, que sois meus discípulos, ao mostrardes que vos amais uns aos outros e que sentis compaixão e amor por todas as criaturas de Deus, especialmente as que são fracas e oprimidas, e que sofrem injustiças. Por que existem muitos lugares, em toda a Terra, onde predominam a obscuridade, a crueldade, a dor e o sofrimento, devido ao egoísmo e à ignorância do homem”.

“Em verdade vos digo: “Amai os vossos inimigos, abençoai os que vos amaldiçoam, iluminai as suas trevas e deixai que o espírito do amor habite nos vossos corações, para que abunde em todos vós”. E mais uma vez repito: “Amai-vos uns aos outros, e a todas as criaturas de Deus”; e, quando Ele acabou de falar, eles disseram: “Abençoado seja Deus”.
Então, Jesus pondo na sua frente a travessa, e por detrás dela o cálice, levantou os olhos para o céu e agradeceu a bondade de Deus por tudo e por todas as coisas. A seguir, tomou nas suas mãos o pão ázimo, assim como o vinho misturado em água e abençoou ambos, cantando a Invocação do Santo Nome sete vezes, e evocou a Trindade do Pai Filho e Mãe (§), no Céu, para que fizesse descer o Espírito Santo. Tomou o pão como sendo o seu corpo, equivalente ao Corpo de Cristo, e o fruto do vinho como sendo o Seu Sangue, igual ao Sangue de Cristo, para remissão dos pecados e para a vida eterna, de todos aqueles que obedecessem aos evangelhos”.

E prosseguiu: “Ó Pai-Mãe, nosso que estais no céu, Santificado seja o vosso Nome e a Santíssima Trindade, na Sabedoria, Amor e Justiça. Venha a nós o Vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como Céu. Dai-nos o Pão-Nosso de cada dia para que partilhemos o vosso Pão sagrado e o fruto do Vosso Vinho da vida. Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação. Livrai-nos de todo o mal, Amun, (Ámen).
Depois levantando a cabeça, em Oblação para o céu, disse: “Tanto o Filho como a Filha do homem deverão ascender da Terra, e Eu chamarei todos os homens a mim. Então, todas as pessoas saberão que fui enviado por Deus”. Seguindo estas palavras, Jesus levantou os olhos para o céu e proferiu: “Abba Amma, a hora chegou, Glorificai o vosso Filho, por que o Vosso Filho será glorificado em Vós”. E, assim, prosseguiu, durante mais algum tempo, a dar graças, com várias glorificações a Deus e aos Céus.

Ao finalizar, Ele disse: “Por que Vossos são o Reino, o Poder e a Glória: Assim como era no Princípio, Agora, e para sempre, em todos os Séculos e Séculos, Amun (Ámen)”. A Seguir, o Mestre tomou o Pão sagrado e partiu-o, assim como o Fruto do Vinho e misturou-o com água, e depois de abençoá-los e consagrá-los a ambos, deixou cair um pedaço de Pão no Cálice e abençoou a sagrada União. Depois, deu o pão santificado aos seus discípulos dizendo: “Tomai-o, pois isso é o meu Corpo, igual ao Corpo de Cristo, que vos é dado para a Salvação do corpo e da alma”.