Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Vários temas
Peregrinações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
Aqui também, a criatividade na Arte do Pensamento presta homenagem ao Ser, e para além de autores já consagrados, damos espaço aos jovens valores que connosco queiram colaborar em vários temas.

pág. 1 de 1
A Religião da Beleza

de Kahlil Gibran

em 16 Set 2022

  Beleza é aquilo que atrai a vossa alma, e aquilo que gostais de doar, ao invés de receber.
Quando encontrais a beleza, as mãos do seu ser interior se estendem para trazê-la até ao domínio do vosso coração. Ela é um esplendor combinado com o sofrimento e a felicidade; é o Invisível que vedes, é o Vago que compreende, e o Mudo que ouve -; é o princípio supremo que começa em si e termina muito além da vossa imaginação terrestre. Estais confusos diante das muitas religiões que a humanidade adopta? Estais perdidos no vale das crenças que se contradizem umas às outras? Pensais que a liberdade da heresia é menos opressiva que o jogo da submissão, e a liberdade da discordância, mais segura que a fortaleza da concórdia? Se este for o caso, façam da Beleza a vossa religião e adorem-na como uma Divindade; porque ela é a obra visível, manifestada e perfeita de Deus.


Deixem de lado aqueles que vivem falsamente a devoção religiosa, incluindo em suas práticas a cobiça e a arrogância, mas creiam na divindade da beleza, e isso constituirá ao mesmo tempo o começo da vossa adoração pela Vida e a fonte da vossa fome de Felicidade.

Pratiquem penitências e austeridades como uma homenagem à Beleza e purifiquem-se dos vossos erros, porque a Beleza coloca o vosso coração mais perto do trono da mulher, que é o espelho dos vossos afectos e uma fonte de lições sobre os caminhos da Natureza, o lar da vida.

Só os nossos espíritos podem entender a beleza ou viver e crescer com ela. A beleza deixa perplexas as nossas mentes. Somos incapazes de descrevê-la em palavras. Ela é uma sensação que os nossos olhos não podem ver, derivada tanto do ser que vê como do ser que é visto. A verdadeira beleza é um raio que emana do nível supremo do espírito e ilumina o corpo, assim como a vida surge das profundezas da terra e dá cores e perfume à flor.

A Beleza é uma harmonia entre dor e contentamento, que começa no templo interno do coração e termina além do alcance da capacidade de imaginar.

A beleza não está no rosto;
A beleza é uma luz no coração.
A aparência das coisas muda conforme as emoções, e por isso vemos magia e Beleza nelas, quando na verdade a magia e a Beleza estão em nós próprios.
O propósito do espírito no
Coração está oculto, e não pode
Ser julgado pela aparência externa.

Magazine de Filosofia Esotérica nº 13 Setembro 2022 (Sociedade Teosófica Portuguesa)
Por cortesia de Lubélia Travassos


   


topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2022, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®