Peregrinações
A Cidade Inteligente do Futuro

de Lubélia Travassos

em 26 Fev 2023

(...anterior) Uma faca tanto serve para cortar o pão como para matar.
10 -Através do correio electrónico os ensinamentos de Teosofia são rapidamente divulgados para todo o mundo.
12 - O moderno PowerPoint é um instrumento indispensável em qualquer palestra.

Quão confortáveis são as nossas vidas, hoje em dia, comparadas com aquelas que viveram nossos avós? Temos em casa água corrente, gás, eletricidade, TV, Internet; fora das habitações temos ecopontos, autocarros e táxis. Por todos os lados existem estruturas e mais dispositivos para nos proporcionarem conforto.
O Progresso desde que seja regulado por regras, normas e leis é sinónimo de Evolução. Dá emprego, pode ser utilizado na medicina, na educação, designadamente no teletrabalho e na telescola, etc.
As vacinas e outros modernos medicamentos só são possíveis com laboratórios modernos e tecnologicamente bem equipados.
A Ecologia Espiritual usa a moderna tecnologia.
A energia verde, carros eléctricos, descoberta do hidrogénio como energia limpa, recurso à energia eólica, solar etc.
Temos que viver o presente, no ‘Eterno Agora’, mas virados para novas ideias e para o futuro, senão paramos no espaço e no tempo. Viver é avançar, ousar, progredir, evoluir, ser feliz!
O Velho Mundo está a ruir, cabe ao homem ser criativo, inteligente, moderno e cooperativo na construção do Novo Mundo, sob as ruínas e fundamentos do velho. Da morte do velho homem nascerá o Novo Homem - A NOVA HUMANIDADE DA INTUIÇÃO profetizada por C. Jinarajadasa.
É fundamental que a actual competição usando a mente concreta egoísta deve dar lugar à Cooperação com a utilização da mente abstracta superior aliada à prática do altruísmo. O Corpo Causal deve ser no nosso foco da consciência se queremos desenvolver a intuição.
Neste novo estado de consciência o coração e o intelecto, as emoções e a razão se transformam em Discernimento, Inteligência Espiritual e Compaixão baseados no Amor e na Sabedoria, que têm origem na nossa Alma Espiritual (Buddhi).

"Os Objectos Materiais Devem
Servir a Vida, e Não o Contrário". C. Jinarajadasa

[Este ensaio foi directamente escrito aqui, neste espaço e destina-se ao Magazine de Filosofia Esotérica, 31 de Março de 2022. (MCN - MST)]
(Continua nos próximos números)