Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sistemas Religiosos e Filosóficos
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
Realização

de Maria Ferreira da Silva

em 05 Mar 2023

  (...anterior) A Libertação não pode dissociar-se da iluminação e quando um ser se ilumina é porque a partir daí se liberta, mas entre ambas há ainda muito caminho a percorrer e muito trabalho a realizar, pois a Libertação, implica o despojamento total da ligação com o mundo, onde a renúncia será o mote desse percurso, desde a iluminação até à libertação total. Assim, enquanto se vive num corpo físico, existe sempre a exigência da perfeição, da renúncia total a afectos e a emoções, coisa que na iluminação ainda se admite ou acontece, mesmo que o iluminado pense que já se libertou desses aspectos. Por vezes, por exemplo, prende-se a ensinar, mas o facto de continuar vivendo mostra-lhe o quanto ainda precisa renunciar.

Podemos dar exemplos de seres que atingindo a iluminação, continuaram a sua caminhada no plano físico, vivendo, não só ensinando os outros, mas principalmente para que se despojassem totalmente do apego terreno, até mesmo o de ensinar. Caso de Rāmāna Maharṣi, Rāmakrishna (§) e até o próprio Buddha (§) que atingiu a iluminação aos trinta e poucos anos de idade, tal como Mahāvīra (§), acabando estes dois a sua libertação física e espiritual por volta dos oitenta anos.

As vidas destes seres mais evoluídos, geralmente, ficaram envoltas em mistério, porque se lhes atribui poderes exagerados, que se transformam com o passar do tempo em aspectos miraculosos e inacessíveis à compreensão comum, pela necessidade de devotos elevarem os seus eleitos à máxima veneração. Enquanto se vive num corpo físico é por que se está a fazer alguma coisa, embora já se possa ter atingido a iluminação. A iluminação é de facto aquele estado de serenidade que diz que se atingiu a meta humana: o conhecimento e a realização do Divino. E a partir daí, a busca pára. Deixou de procurar, encontrou-se a si mesmo e passou a Ser a Unidade, a total Realidade: Realizou o Si em si mesmo. É o estado de paz, já nada mais se quer, nada mais se procura e sobressai o descanso da mente, o fim da ânsia ou sofrimento, o fim da busca: apenas se É! E nesta serenidade ou repouso então se prepara a libertação total, se for assim determinado para essa mesma vida. Poderá mesmo acontecer numa próxima.

Quando Cristo disse “não procurem a Verdade no exterior, porque ela está dentro de vós”. Quando Cristo ficou calado perante a autoridade que lhe perguntou o que é a Verdade? Como pôde Ele responder?
Se a Verdade para Ele era Deus, Aquele que estava dentro d´Ele.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®