Sagrados
Sobre o Serviço

de Manuel Cavaco Nunes

em 12 Jul 2023

(...anterior) Se pusermos cuidadosa atenção na essência do serviço - contato com a alma - e o tivermos alcançado, então o serviço prestado fluirá espontaneamente, correto e com bons frutos. Deste fato, o serviço desinteressado e profundo fluxo de vida espiritual, como foi demonstrado ultimamente no trabalho mundial, é uma indicação esperançosa.

Qual é o campo desta ciência e por que é chamada ciência?
Vamos considerar agora o campo onde se desenrola o serviço e a sua natureza como ciência.
O campo do serviço é antes de tudo a manifestação da vida do Espírito, operando na esfera da própria natureza humana. A primeira coisa que a alma tem a fazer quando se estabelece contato com a mesma e o homem a reconhece na consciência do seu cérebro, e devido à impressão ativa da mente, é conseguir que tome consciência de que ele é, de fato, um princípio vivente da divindade e depois prepare sua tripla natureza inferior para que esta se submeta automaticamente à Lei do Sacrifício. Então ela não será impedimento para a vida que deve jorrar através dele, e o fará. Esta é a primeira e a mais difícil tarefa e nela estão empenhados atualmente os aspirantes do mundo. Será que não indicará o ponto de evolução alcançado pela maioria? Quando o ritmo desta lei tiver sido imposto e o ímpeto natural do homem se tornar uma expressão da alma, e quando este ritmo se tornar natural e habitual, então o homem começará a "permanecer em estado de ser espiritual" e a vida que jorra através dele, suave e naturalmente, exercerá o seu efeito no seu meio ambiente e nos seus associados. A este efeito pode-se chamar "vida de serviço".

Pôs-se muita ênfase sobre o processo pelo qual a natureza inferior deve ser subjugada à Lei do Serviço superior e desenvolveu-se a ideia de sacrifício, nas suas piores implicações. Esta ideia insiste no choque inevitável e necessário entre a natureza inferior que age sob as suas próprias leis e os aspetos superiores que atuam segundo as leis espirituais. Então o sacrifício do inferior para com o superior assume grandes proporções e a palavra sacrifício torna-se perfeitamente apropriada. Há sacrifício. Há sofrimento. Há um processo de desapego. Há um prolongado esforço para permitir que a vida flua, enquanto que, firmemente, a personalidade interpõe barreiras e obstruções, uma após outra. Esta etapa e atitude podemos vê-la com simpatia e compreensão, pois há muitos que possuem tanta teoria sobre o serviço e a sua expressão, que falham ao prestá-lo e carecem de compreensão para entender o período de sofrimento que sempre precede toda a ampliação do serviço. As suas teorias bloqueiam-lhes o caminho para a verdadeira expressão e fecham a porta à compreensão do real. O elemento mental está demasiado ativo.

Quando o eu inferior se subordina aos ritmos superiores e obedece à nova Lei de Serviço, então a vida da alma começa a fluir através do homem e chega aos outros, e o efeito que produz na família e no seu grupo imediato será o de demonstrar uma verdadeira compreensão e uma assistência real. À medida que a corrente de vida se fortalece pela prática, o efeito propaga-se do pequeno grupo familiar à vizinhança. Tornam-se então possíveis contato cada vez mais vastos, até que com o tempo (se várias vidas tiverem sido assim gastas sob a Lei de Serviço), o efeito do derramamento do fluxo de vida pode-se verificar sobre a nação e no mundo. Mas isto não foi assim previsto nem se procura impor como um fim em si mesmo. Será uma expressão natural da vida da alma, adquirindo forma e direção conforme o raio a que pertença o homem e a expressão das vidas passadas do indivíduo; será colorida e ordenada pelas condições do ambiente - tempo, período, raça e idade. Será um fluxo vivente, uma entrega espontânea, e a vida, o poder e o amor assim manifestados, provenientes dos níveis da alma, possuirão uma força poderosa e atrativa sobre as unidades do grupo com as quais o discípulo se põe em contato nos três mundos de expressão da alma. Não há outros mundos atualmente em que a alma se possa expressar desta forma.