Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sistemas Religiosos e Filosóficos
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
O Budismo

de Maria Ferreira da Silva

em 08 Abr 2006

  (...anterior) Eram os regulamentos de disciplina da Ordem Vināya Pitaka, o Açafate dos Sermões Sutta Pitaka, e o Abhidharma ou o Açafate da Metafísica, Psicologia e Filosofia que, tal como se encontra hoje, é um comentário subsequente
Cem anos depois foi aberto um II Concílio em Vaiçali. Um sector do Sangha, pediu que fossem revistos os regulamentos e suavizados alguns deles, considerados rígidos, mas foram derrotados. Este sector, donde se originaram em parte os mahayanistas, separou-se ficando então os sthaviras, os antecessores dos theravadistas de hoje, sós no Concílio.

A causa principal da divergência doutrinária foi quanto aos meios de se alcançar a natureza de Buddha (§), que afirmavam os Anciãos, serem o fruto da estrita observância dos regulamentos, enquanto uma minoria não ortodoxa sustentava, como ainda hoje faz o Mahāyāna, ser o estado de Buddha inerente em cada ser, precisando apenas ser desenvolvido.
A origem dos termos Mahāyāna e Hīnayāna são incertas. Ayana significa “carreira” como uma designação secundária de “veículo”. Maha quer dizer “grande” e Hina “pequeno”. Ambos os termos foram inventados pelos mahayanistas para demonstrarem ser o seu credo uma carreira ou curso de vida, o melhor e maior para conduzir a humanidade à salvação. Por seu lado, o Hīnayāna que tem o nome de Theravada ou a Doutrina dos Anciãos, afirma seguir o caminho do Buddha tal como foi apontado pelo Mestre.

Nota: No Monier-Williams, Ayana= significa, caminho, senda, lugar de refúgio.

Do livro “A Eterna Sabedoria”.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®