Orações
Neste espaço especialmente dedicado à Meditação, sua prática e métodos, constará de um guia ao qual damos o nome de Curso, baseado no trabalho que realizámos nos últimos anos ensinando a Meditação. Está dividido em nove lições, nas quais será explicado através de esquemas e de imagens o lado prático, como também acompanhar com profundidade, a teoria filosófica que envolve a Meditação pela vivência de um percurso interior.

A Meditação e seus benefícios

de Maria Ferreira da Silva

em 08 Abr 2006

Meditação é a mística arte do auto-domínio. É o caminho que leva a uma atitude superior de viver. A Meditação, consiste na prática de um método organizado especificamente para alcançar a Verdade. É também científico, porque possibilita um modo próprio de investigação (provado por si mesmo) e só essa experiência conduzirá ao Conhecimento que, em estados adiantados de Consciência, se chama iluminação.

Beatriz de Gabriel RossettiIntrodução ao Curso de Meditação

No Ocidente, generalizou-se a ideia de que meditar é apenas uma mera posição física para levar ao controle mental, ao relaxamento, ou então, que é para ter experiências transcendentais, deturpando-se assim a nobreza da Meditação. O Yoga (§) ou Meditação é uma ciência e, essencialmente, uma atitude que leva ao auto-conhecimento e à realização espiritual, para ampliar e libertar a própria Consciência com base em acontecimentos interiores, e é o meio pelo qual se estabelece um eixo entre nós e a Mente Divina. Gradualmente, a Meditação possibilita maior integração dando-nos uma directriz pessoal, onde acontece sempre algo de novo, que recria e nos devolve a nós próprios. É o Caminho da elevação e da libertação.

Contudo, a Meditação não é a paragem ou a fuga ao mundo e aos problemas, mas é o caminho da transformação, porém, duma transformação consciente, gradual sem violência, sendo errado ter a Meditação apenas como um método de relaxamento ou de tranquilidade; ele envolve tudo isso, mas primeiro, passa pelo esforço interior de determinação para um superamento constante. Deste modo, o Caminho da Meditação é dinâmico, pois implica trabalho mental, conhecimento e realização interior. No final deste Guia se compreenderá como o caminho da Meditação envolve acção até chegar à inacção, à Quietude.

Na realidade, a Meditação é uma via de inteligência, onde a cada passo damos conta da transformação interior e tornamo-nos cada vez mais conscientes dos obstáculos ultrapassados e dos ainda a enfrentar. Também ajuda a compreender os passos mais importantes que devemos dar na vida e suas prioridades, pois há acções e circunstâncias criadas desnecessariamente devido à forma superficial em que se vive. Uma mente dispersa leva ao “stress” e, consequentemente, ao desequilíbrio e ao sofrimento, porque não há pensamento claro e calma mental para viver o momento presente. A maior parte das doenças advêm da ansiedade causada pela vida exageradamente agitada; deve-se aprender a viver com serenidade, rejeitando o inútil. A Meditação é um trabalho de vigilância, de alerta, de fortalecimento da mente, que de forma natural desenvolve um campo de forças magnético, como barreira às influências exteriores.

Não obstante, para praticar Meditação tem de haver um suporte e um sentido, razão porque neste Guia aparecem as palavras em sânscrito, matriz linguística de todas as filosofias e sistemas religiosos da Índia, que fornecem os meios para compreendermos, não só as razões porque se deve meditar mas, sobretudo, acompanhar através do significado específico de cada palavra, a transformação interior que se vai operando, pois no caso contrário seria uma perda de tempo.
A Meditação consiste na conquista gradual da consciência de si e das coisas, porém, poucos seres estão preparados, já que a Meditação consciente interfere consigo próprio, onde não há fuga, não há o adiar de nada: é o aqui e agora. E só deste confronto consciente, pode vir a transformação de carácter e a realização espiritual.

A Meditação envolve uma atitude de vida, novas perspectivas e horizontes nunca antes sonhados, pois só com a evolução espiritual consciente se alcançam planos de Consciência que abarcam dimensões, na realidade estranhas a quem ainda não os alcançou. Só quando se «atravessa o rio e se passa para a outra margem, se conhece a paisagem».