Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 2
O Avatāra

de Spiritus Site

em 10 Abr 2006

  (...anterior) João da Cruz (§); ou a “faná el-faná-i” dos sufis islâmicos – “a extinção” – que ensina que o apagamento interior e o apagamento subsequente da consciência desse apagamento interior são o único meio ao nosso dispor para alcançarmos a Gnose e o conhecimento de Deus, Realidade Objectiva por excelência. No entanto, mais conforme com a experiência do estado da Não-Existência preconizada por Maria – é o Jainismo, uma antiga tradição da Índia pré-védica, segundo a qual “o objectivo do caminho é alcançar o tecto do mundo, onde não se tem mais qualquer contacto com a humanidade”, atingindo-se o estatuto de Tīrthankara, título reservado aos “Autores da Travessia do Rio”,”Aqueles que alcançaram a total libertação do desejo de vida”, adoptando a extinção total como objectivo único, fugindo às teias do samsāra.
Apesar da discordância referida devemos, em primeiro lugar, agradecer sinceramente à Maria pela riqueza do testemunho que nos lega do seu caminho interior e das suas imensas virtualidades.

O “Avatāra” está pejado de reflexões notáveis, muito luminosas, tais como as fragmentárias alusões aos segredos do falo e à sexualidade em geral (págs. 47, 52,76, 201, 285, 294); as reflexões que a Maria faz sobre a morte, quando afirma “que a minha passagem não é um acto vulgar, mas sim um acto de amor!”, levando-a a interpelar o Mestre, dizendo-lhe, “escolho-te finalmente” e não, “se isto tem de acontecer, Meu Deus, estou pronta, leva-me” (págs. 89, 228); a reflexão sobre o Espírito Santo (págs. 268, 269); as recepções, em Israel, sobre a qualidade das energias e os karmas das várias cidades (págs. 260, 261); a relação entre a Consumação Crística e o Logos Solar (pág. 270), para além das reflexões sobre o livre arbítrio (pág. 343) e a Magia ou Fraternidade Branca, para citar apenas alguns tópicos.
Assim, o livro “Avatāra” é um poderoso testemunho biográfico, confessional e interpelativo no qual qualquer indivíduo sério identificará uma busca muito exigente e eficaz de um caminho que conduza a Deus.
Seleccionei, para terminar, três excertos de “Avatāra” que nos elucidam sobre a beleza deste livro:

“Aquilo que fica depois de ti, é o amor que tu dás agora”
“Reconheço como inteligente aquele que vive em Deus”
“Não há local nenhum no mundo mais sagrado do que o meu interior”.
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®