Nutrição

de Ana Isabel Marques

em 01 Mai 2006

(...anterior)

Como podemos ver, os filhos são portanto uma produção dos pais, elas são e agem consoante os estados de espírito dos pais. Se os pais estão nervosos, as crianças pequenas principalmente, ficam muito excitadas e inconstantes. Se os pais fazem um esforço por se mostrarem equilibrados e tranquilos, as crianças tornam-se dóceis e pacíficas, tornando-se com isso mais confiantes. Se os pais estão insatisfeitos com o comportamento dos filhos é porque em algum momento de irritação houve incoerência na abordagem à criança, e esta ficou sem perceber o comportamento dos pais, sem poder discernir o que deveria seguir, e portanto para descobrir o caminho ela experimenta várias acções e espera as respostas para se certificar de que é por ali mesmo. Aqui, muitas vezes os pais começam a achar que a criança está a ficar embirrante, no entanto a culpa foi deles por não deixar claro logo à partida qual o comportamento correcto e o que se esperava da criança.

Ficar em casa e educar os filhos convenientemente é uma opção social muito válida, pois certamente essas crianças têm a atenção e o carinho necessários ao seu desenvolvimento. Se a mulher é empregada ela não se pode esquecer de que tem de reservar no seu dia a dia um tempo só para os filhos, para conversar e para brincar com eles, para acompanhar as suas pequenas actividades, para ouvir o que eles têm a dizer, e não enxotá-los porque estão cansadas. As crianças não têm culpa que os pais queiram um status que a elas não interessa para nada a não ser para ter objectos que lhes podem no futuro trazer mais malefício que benefício. Os pais não se devem esquecer que educar é forjar as futuras gerações.
Os papeis que pais e filhos desempenham uns perante os outros pode ser muito diferente consoante as situações. No entanto não devemos esquecer que para além da condição biológica há uma herança inegável está presente, que já vem pronta, sendo apenas necessário mostrar o caminho. A maioria das crianças de famílias equilibradas conseguem encontrar o seu caminho sem maiores dificuldades devido justamente a esse factor. Crianças geradas com amor e criadas com amor conseguem trazer ao mundo tridimensional em que vivemos um contributo fantástico. Por isso crianças muitas vezes adoptadas, mesmo quando a educação é primorosa, manifestam muitas vezes uma herança não só biológica como subtil que as faz reagir negativamente, pois lhes faltou a marca inigualável do amor.

Desenvolvimento da curiosidade e da intuição naturais
As crianças, de forma geral têm uma curiosidade imensa sobre o mundo que as rodeia. Começam a observar tudo no espaço à sua volta e perguntam constantemente coisas, comentam as suas observações e esperam que os pais os esclareçam sobre a sua visão do mundo. No entanto, a maioria das vezes os pais não dão respostas boas nem convincentes, e na maioria das vezes nem dão resposta nenhuma, o que ainda é pior. O importante não é dar uma resposta relacionada com a realidade do mundo em que vivemos pois esse mundo é o mundo dos adultos, é mais importante dar uma resposta que se enquadre no mundo imaginário da criança, pois é essa a resposta que a criança aceita e nesse momento ela fica plenamente satisfeita, mesmo que seja um pouco fantasiosa.
Como podemos ver, a criança tem necessidade de explorar o espaço que a envolve e por isso a superproteção torna-se profundamente negativa. Quando a criança diz que também quer fazer como o adulto, pois o adulto deve deixar que faça mesmo que isso implique muitas vezes uma experiência dolorosa. A criança aprendeu, e principalmente compreendeu que há coisas que pode fazer e coisas que são perigosas. O contacto com a natureza é também essencial para a criança se desenvolver, para observar fenómenos diferentes daqueles que tem no dia a dia citadino, para desenvolver o seu espírito de aventura, aprender a identificar os perigos e a defender-se deles.