Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
O Messias

de Maria Ferreira da Silva

em 24 Nov 2011

  (...anterior) João III tinha uma complexa estrutura de trabalho cooperativo e era notoriamente um centro cosmopolita, denunciado nos elementos ornamentais e arquitecturais de cunho renascentista, donde sobressaem certas influências da Escola Italiana e Flamenga.
Infelizmente sem uma base documental que se possa afirmar a individualização de Jorge Afonso temos contudo, uma plêiade de autores que nos legaram uma magna obra. Teria sido este Mestre da Pintura Portuguesa educado no estrangeiro, nomeadamente Itália, ou convivido em Portugal com Mestres estrangeiros?

Os elementos arquitectónicos e decorativos colocam-no na órbita de um Leonardo da Vinci (§) ou de outros pintores nomeadamente de Antuérpia já sensíveis aos ecos de Florença. As Oficinas de Lisboa da primeira metade do séc. XVI, suscitam numerosas dúvidas quanto à identificação das obras não assinadas, dando ideia de valorização e prestígio apenas da Escola e não de individualidades, não na procura de notoriedade mas da mestria, trabalhando anónima e profundamente num único sentido: o de aperfeiçoamento da Arte.
Ora esta obra da Anunciação embora não apresente uma simetria e perspectiva perfeita, contém todavia, uma criação de cores e de movimentos, próprios de uma inspiração artística que já ultrapassou as fronteiras para a universalidade. Tem um significativo discurso simbólico, desde a Vieira peregrina, aos Lírios brancos da pureza debruçados sobre o Livro, como um elogio à Sabedoria.

Os tons de azul são uma combinação feliz que se harmonizam num apuramento de técnica com a restante decoração, onde se assumem colunas de estilo clássico, e arcos e nichos compondo o ambiente espacial, com uma perspectiva de fundo, que induz ao longínquo...
O autor apodera-se de uma intuição de beleza divina, que idealizada, transfere para o rosto da Virgem dando-lhe uma suave expressão de transparência beatífica
Uma saudação amistosa sobressai num delicado gesto da Virgem encorajando o Arcanjo a aproximar-se e que, ajoelhado respeitosa e religiosamente, se dirige à escolhida de Deus, rodeada de um resplendor de santidade. O Embaixador divino apresenta-se investido do Poder Supremo, simbolizado pelo ceptro.

Como ponto central, a pomba do Espírito Santo, designa Aquela que humildemente se transformou no símbolo da Mãe (§) Divina.

Demos as boas vindas suavemente Àqueles que são enviados do Absoluto para trazer a Luz, que tornará os seres humanos mais livres.
Benditas sejam as Mães e Benditos os Messias!
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®