Peregrinações
Os Arquitectos do Agora

de Vasco Trancoso

em 29 Mai 2006

(...anterior) Onda - Vasco Trancoso Nessa altura, perante tanta Beleza, paramos momentaneamente de pensar em situações passadas ou futuras para nos rendermos extasiados ao Agora daquele pôr-do-sol.
Outro método para acedermos ao poder do Agora é a meditação.
Na meditação também há uma concentração no Agora com ausência de pensamentos e sensação de desaparecimento dos limites físicos e sensação final de bem-estar.
É o barulho mental que a sociedade actual nos impõe, que impede o nosso encontro com a serenidade interior que é inseparável do reino infinito da Grande Quietude.
Um dos erros mais básicos da Humanidade foi a frase de Descartes: penso logo existo, equiparando erradamente pensar a ser, e identidade a pensamento.
A mente é um óptimo instrumento. Porém o instrumento não pode tomar conta de nós ou ser confundido com o nosso Ser essencial – o tal sítio que está ligado ao Ser Total.
Assim a mente pode funcionar como um biombo opaco, de conceitos errados, entre nós e nós próprios.

Porém não basta acreditar na unicidade como a Grande Realidade. Há também que senti-la. É através da própria experiência que ela se torna libertadora. E o método mais simples para senti-lo é a prática da meditação.
Assim se pode começar a compreender que existe um vasto reino de inteligência para além de nós próprios. O reino do G.A.D.U..
Também então será perceptível o que realmente conta: Amor, Alegria, Paz interior, Beleza e Criatividade, que têm origem para além da mente. Começará então o despertar.
Neste estadio escuta-se o pensamento, estando-se ciente não só do pensamento mas também de nós próprios como testemunhas e observadores desse mesmo pensamento. Esse local/presença de observador é o nosso eu mais profundo que está em conexão directa com a Grande Unicidade Divina. Consoante mais prolongados forem os espaços sem pensamentos, maior descontinuidade no caudal mental, mais quietação e paz interior, e mais emanação natural de Alegria profunda para tudo o que nos rodeia. Há uma nova consciência. É a prova que Amor, Alegria e Paz são aspectos profundos da nossa ligação com o Grande Arquitecto, o Ser infinito de que fazemos parte (o prazer tem origem no exterior enquanto a Alegria nasce no nosso interior).

Nas pessoas que se identificam muito com a mente, esquecendo a via interior do Agora, terão mais ansias de posse, mais paixões e mais dor. A sua mente procura satisfação em coisas exteriores e no Futuro eventual, em substituição da verdadeira Alegria que emana do Ser infinito através da nossa própria ligação profunda ao Eterno.
O poder do Agora pode revelar-se também durante o ritual de uma Loja Maçónica.
Se os trabalhos decorrerem de forma justa e perfeita, quando a voz do Venerável informa que já não estamos no mundo profano, os irmãos encontram-se numa cápsula sem Tempo (sem Passado ou Futuro) concentrados no ritual, residindo afinal no Agora. Daí que após uma sessão rica, em que a vida profana se esqueceu, os irmãos podem experimentar os mais sinceros e calorosos sentimentos de Fraternidade, Alegria e Amor.

Por outro lado atravessamos uma época em que os antigos conceitos de Deus são postos em questão iniciando-se um percurso de implosão. Um novo entendimento universal está em marcha e uma nova forma de estar aumenta progressivamente pelo planeta.
A Maçonaria Universal não pode ficar distraída do destino do Homem, em contemplação do seu passado ou hipnotizada consigo própria.
O ritual não se pode tornar num fim em si próprio e os Maçons não devem ser instrumentalizados através da constituição de grupos de interesse que nada têm a ver com os ideais maçónicos, ou perverterem hipocritamente esses ideais adoptando atitudes antimaçónicas graves no dia a dia.