Doenças das Crianças

em 19 Jun 2006

(...anterior)

Sida
A sida é uma doença que nos últimos anos vem angariando cada vez mais pessoas, e também crianças filhos de pais doentes. Esta doença relaciona-se com muitos factores e um deles é sem dúvida o consumo exagerado de medicamentos. As suas características reflectem uma deterioração acentuada do corpo humano, tendo as pessoas que mais facilmente a contraem hábitos alimentares deficientes. Os excessos e hábitos alimentares das pessoas com esta doença não têm grande variação, mostram de forma geral uma apetência pelo produtos lácteos, consumo exagerado de açúcar, de gelados, tomate e batatas fritas, e principalmente de iogurte e leite açucarados.
As crianças que não são amamentadas ao peito, e começam muito cedo a ter uma alimentação artificial, tomam muitas vacinas. Outras vezes fazem operações graves, tomam cortisona ou outras drogas fortes reduzam muito a sua capacidade imunitária, tornando-se muito vulneráveis a todos a doenças contagiosas, infecto-contagiosas etc.
O que se conclui é que a sida enquanto doença, é um produto da vida actual, uma vida de consumo e de alimentação deficiente. Há em África, etnias que têm o vírus da sida e que no entanto nunca contraem a doença, isso significa a penas que a sua capacidade imunitária é muito forte, é muito yang ▲.
O importante é tentar observar constantemente as manifestações de saúde dos filhos, os seus hábitos alimentares, e as suas preferências no consumo de produtos não muito adequados para o seu desenvolvimento, principalmente quando a criança chega à adolescência e pré-adolescência e que fica mais solta, indo sozinha para a escola e podendo comprar toda a espécie de coisas sem que os pais saibam sequer o que está a acontecer. É preciso alertar as crianças nesse sentido desde muito novas.

Meningite
A meningite é uma doença bastante grave que pode até provocar a morte. É preciso pois saber detectá-la logo para que se possa tratar sem trazer consequências graves para a vida futura da criança.
Geralmente aparece com febre muito alta e com vómitos. O pescoço pode ficar muito tenso, se bem que nem sempre isso aconteça. Podem surgir convulsões e as pupilas ficam muito dilatadas. Se os pais ficarem muito alarmados com estes sintomas e não souberem como abordar uma doença como esta, o melhor é irem para o hospital ou para o médico, pois não há tempo para se fazerem experiências. A vida da criança pode estar em causa.
O tratamento natural para este tipo de doença requer o uso de um emplastro de tofu, aplicado na cabeça toda, de forma que a febre seja obrigada a baixar. Este emplastro é muito fácil de fazer, usa-se tofu esmagado com um garfo, depois mistura-se farinha. Se a criança for muito pequena pode untar vegetais verdes picados. Aplica-se directamente sobre a cabeça ou com um pano de algodão muito fino. Assim que o emplastro aquece é preciso trocá-lo imediatamente.

Também pode aplicar toalhas quentes ao longo da coluna, de cima a baixo, trocando-as a cada 10 ou 15 minutos. O emplastro de mostarda ao longo da coluna também é bastante eficaz. Este emplastro deve ser feito com mostarda fresca ou com mostarda em pó. Se usar os grãos de mostarda, moê-los num moinho de café, depois juntar água quente e mexer muito bem, sempre no mesmo sentido para não arrefecer, até que se obtenha uma pasta. Coloca-se esta pasta sobre papel de cera ou papel de jornal, envolve-se com uma toalha seca e coloca-se a toalha ao longo da coluna. O emplastro de mostarda não deve ser aplicado directamente sobre a pele pois pode provocar queimaduras. Quando a criança é muito pequena, e tem menos de 2 anos, pode aplicar o emplastro de mostarda, misturando a mostarda com farinha para não ficar tão forte.
Pode dar à criança ume-sho-kuzu, ou seja um chá que irá fortalecer as suas defesas. Desfaz-se numa chávena de chá de 3 anos frio 1 colher de chá de kuzu, depois leva-se ao lume com 1 colher de chá de shoyu e 1 ameixa umeboshi desfeita.