Doenças das Crianças

de Ana Isabel Marques

em 19 Jun 2006

(...anterior) Este chá torna a criança mais yang ▲, e por isso fortalecendo todo o seu sistema imunitário. A alimentação da criança também deve tornar-se mais yang ▲, usar pratos como salteados em óleo, kimpira, etc.

Febre
A febre é um tipo de eliminação que pode ter causas muito diferentes. Pode ter uma causa yin ▼, ou pode ter uma causa yang ▲. As febre altas e que sobem muito depressa são mais yang, enquanto que as febres baixas que se podem tornar muito persistentes e não querem ir embora, são mais yin.
A febre é uma forma muito boa do organismo eliminar e de se adaptar ao ambiente em que vivemos. É um óptimo mecanismo de adaptação. As crianças pequenas podem ter febre com bastante frequência sempre com causas muito diferentes. A febre pode ser provocada por uma prisão de ventre, e neste caso pode fazer-se um clister com chá de 3 anos levemente salgado e morno, o que resolve o problema com bastante facilidade. Também pode usar uma pêra (fruto) oleada com óleo de sésamo para fazer este tratamento. Isto faz com que a febre desça rapidamente sem maiores problemas. Se a criança tiver febre causada por problemas intestinais e os intestinos estiverem demasiado quentes, é melhor fazer um emplastro de tofu na barriga para baixar a temperatura. Também pode usar um emplastro de argila sobre a barriga, que arrefece e ajuda a absorver o calor.

É preciso, no entanto, ter muito cuidado com as febres muito altas, principalmente acima dos 40 ou 41 graus, pois se permanecerem durante algumas horas podem gerar convulsões. Nestes casos o emplastro de clorofila com tofu e farinha para crianças muito pequenas é muito bom e bastante eficaz. Não se esqueça de usar os ingredientes crus e a frio.
Quando a criança tem este tipo de problemas é melhor dar-lhes alimentos que ajudem a baixar a febre. Dar à criança para beber sumo de maçã morno, e no caso de bebés dar 1 ou 2 colheres de chá. Se a criança sentir desconforto no estômago dar de comer maçã cozida. O chá de daikon seco também é muito eficaz. Este chá é muito fácil de preparar, demolha-se o cogumelo shitaki e depois corta-se em pedaços pequenos, leva-se ao lume a ferver em água, um pouco de tamari e daikon seco durante 20 minutos. Para bebés usar 1 colher de chá, e para crianças maiores usar 1 colher de sobremesa ou 1 colher de sopa.
Os chás de cereais também são muito bons nestes casos febris, o chá de arroz e o chá de cevada são particularmente bons. O chá de nabo ralado com shoyu e chá de 3 anos morno pode provocar uma eliminação muito rápida pelo que é preciso ter cuidado na sua aplicação principalmente em crianças muito pequenas.

Tosse
A tosse é também uma forma de eliminação do organismo, isso significa que pode ter as mais diversas origens.
Ter tosse e o nariz a correr com espeturação é o tipo de tosse superficial, é mais uma comichão na garganta pelo facto de ter alguma coisa que escorre. É mais yin ▼. A tosse muito seca é mais yang ▲, e pode estar ligada ao mau funcionamento de qualquer coisa.
Para tratar a tosse pode usar chá de lótus, especialmente de raiz de lótus fresca que é muito eficaz. O chá de nozes também é bom, pode prepará-lo partindo a noz e retirando o miolo, colocar depois 2 chávenas de água ao lume com quatro miolos de nós e deixar ferver um pouco.
Cozinhar arroz integral com sementes de lótus é também muito bom para a tosse e especialmente para os pulmões. Pode também usar ramas de raízes, principalmente a rama de cenoura que é muito boa para problemas pulmonares e óptimas para secar os mucos por ser uma rama muito yang ▲.

Outros tratamentos externos para as crianças no caso de tosse é usar toalhas quentes no peito e nas costas. Também pode usar o emplastro de mostarda quente no peito e nas costas, não esquecendo que este emplastro não deve encostar na pele pode provocar queimaduras. Pode ainda esfregar no peito e nas costas da criança óleo de sésamo cru misturado com gengibre fresco, é também um bom tratamento.