Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
A finalidade de “Sugestões de Leitura” é colocar em destaque obras, cujo valor espiritual merecem um olhar atento, mais profundo, em consonância com a temática da secção em que se insere.

Folhas de Luz - Antologia

de Maria Ferreira da Silva

em 28 Nov 2014

“Folhas de Luz” resulta de uma selecção de textos de diversos temas. Sempre sob a vertente espiritual, tal como toda a minha obra (nove livros já publicados), estes temas englobam assuntos sobre a actualidade, caso dos Capítulos 6º e 7º respectivamente, Ciência, com especial relevância para o ensaio “O átomo é o embrião da Inteligência” e as Crónicas onde surgem os mais variados assuntos, como catástrofes mundiais e as suas desastrosas consequências, para as quais a serenidade parece ser a única arma para enfrentar a impermanência da vida. Também se encontram prosas simples, mas de súbita inspiração, bem como outros temas de uma abordagem espiritual mais profunda, como os sistemas filosóficos ou ainda sobre arte, abrangendo tanto a cultura do ocidente como do oriente.

Seguem-se alguns trechos, de inéditos de Folhas de Luz.

Amrta

O resultado da produção de Amrta é a vivência real da imortalidade, não como ela é conhecida no Ocidente, designando alguém que se notabilizou por algum feito heróico, cultural ou social e ficou conhecido para a posteridade. O verdadeiro significado da imortalidade, não é necessariamente o reconhecimento do mundo, mas reconhecer-se a si próprio pela realização espiritual, como ser imortal que sobrevive para além da morte física como Ser, Espírito, como sendo a sua verdadeira essência. Na realidade somos, não só em essência mas no concreto, real, uma entidade de corpo, porém, em simultâneo, com a substância energética e subtil etérica, numa realidade existencial, em planos que são afins a essa existência em essência. Conhecer esta essência, só por um processo de evolução e realização espiritual, até chegar ao momento de produzir a Amrta; o elixir da imortalidade que existe, potencialmente, dentro de cada ser humano.
Esta realização dá um estado de suprema beatitude, não só por períodos, caso da kuṇḍalinī, mas constante e irreversível. O ser sabe que está a viver a nobreza super humana, liberto dos atávicos problemas da vida, ou dos bloqueios existenciais.
A Amrta, o “Poder de Vida”, ou a imortalidade realiza-se quando chega a uma expansão de Consciência que permite compreender, mas sobretudo, Realizar, que a vida e a morte são uma e a mesma coisa. Deixar um corpo físico, é descartar a casca, mas a vida não se extingue, sendo esse facto vivido com plena Consciência do Todo.

6º Capítulo

O Infinito

Estamos no limiar duma nova visão do mundo e de nós mesmos, devido aos rápidos progressos desencadeados pela Ciência na descoberta de enigmáticos e vastos mundos Cósmicos. Assim, no evoluir dos ciclos de vida e da Consciência Humana colectiva, surgem perspectivas e horizontes cada vez mais belos e profundos, onde os seres já são capazes de abarcar e desvendar certos mistérios da vida universal, apesar de a existência humana se dissolver a cada instante em algo irreal, onde milénios se reduzem a momentos e anos em minutos.
Aparentemente aos nossos olhos e sob o ponto de vista de uma vida humana, nada muda no Cosmos, porém, ele é regido por forças indomáveis, repleto de surpresas, onde também estranhos objectos iluminam recantos outrora sombrios no Universo. Por exemplo, é difícil encontrar outros planetas noutros sistemas solares, devido a ficarem ofuscados pela luz das estrelas (§) à sua volta.
Todavia, é lentamente que vamos conhecendo o Espaço onde vivemos, apesar de ocorrerem constantemente mudanças. Hoje, as informações são rápidas e diversas, alterando os conceitos, sobretudo os religiosos acerca da vida nos céus. Mais do que nunca, o tempo veloz, leva-nos a concluir que nada é durável e verdadeiro, axioma budista da impermanência, em concordância com a própria Ciência, que na sua procura nos encaminha nesse sentido da incerteza. A descoberta do Cosmos apresenta-se tão complexa, que é difícil tirar conclusões ou obter teorias finais e absolutamente certas, pois embora as revelações científicas sejam numerosas, anulam por vezes, certas convicções já formuladas, principalmente, quanto ao misterioso começo da Creação.
E em que indício se baseia a Ciência para nos fazer acreditar num Big-Bang?
Os cientistas não estarão como os videntes e profetas de todos os tempos, assumindo moderna e disfarçadamente a sua intuição e clarividência acerca dos enigmas do céu? A teoria do Big-Bang dificilmente poderá vir a ser provada, pois não se baseia em dados concretos ou históricos, apenas assenta numa dedução do estudo dos fotões que constituem a luz que chega à Terra, vinda de objectos distantes.
Provavelmente, o Universo não emergiu de um ponto, mas toda a matéria do Cosmos, explodiu em toda a sua extensão onde não há centro algum, e espalhando-se em muitas direcções, criou tempos diferentes.