Cozinha para Crianças

de Ana Isabel Marques

em 07 Ago 2006

(...anterior) Deixar ferver a água com o sal, e depois de levantar fervura juntar o cereal. Apagar imediatamente o lume, tapar o tacho com a tampa e deixar abafado durante uns vinte minutos.
Se quiser juntar corintos ou passas, juntar um pequeno punhado, ou seja, cerca de 20 gramas que se juntam ao salteado dos legumes, ficando apenas amolecidos.
Também pode fazer os salteado dos legumes, juntar o couscous ao salteado e no fim a água a ferver, abafando para deixar o cereal acabar de cozinhar.
Rolos de couve com agrião

Os rolos de couve com agrião são um prato muito bom para as crianças. Torna-se bastante interessante e decorativo, sendo uma forma muito boa de fazer com que comam vegetais.
Retiram-se folhas grande de couve que se escaldam em água durante um ou dois minutos. Depois também se escalda rapidamente o agrião inteiro, sem cortar os talos.
Depois rechear as folhas de couve com o agrião que se arruma sobre a folha, barra-se com um pouco de qualquer tipo de molho e depois enrola-se a folha de couve com o agrião no meio. No final cortam-se os rolos em rodelas com que se decoram os pratos e travessas.
No centro dos rolos, e no meio do agrião também pode colocar uma tira de cenoura muito fina para decorar, ou seja, quando corta o rolo em rodelas a cenoura aparece no centro.
Se quiser fazer o mesmo prato para os adultos, pode juntar todos os legumes ao molho e servir como salada quente.

Molho
Como molho pode usar vários tipos de molhos. Pode usar um molho de tahin, em que se desfaz uma colher de sopa de tahin com uma ameixa umeboshi e um pouco de água, que também pode ser um pouco de água da cozedura dos vegetais, desfazendo tudo muito bem com uma colher. Depois juntam-se algumas gotas de vinagre de arroz ou de sumo de limão, também pode usar sumo de laranja ou mesmo raspa de limão.
Nabos escaldados
Os nabos por vezes não são muito populares entre as crianças. São um vegetal muito yang, e as preferências das crianças muitas vezes vão noutro sentido. No entanto, cortar os nabos em rodelas grossas e com uma forma fizer figuras decorativas que depois irá escaldar em água a ferver durante uns dois minutos, o nabo torna-se muito mais interessante.
Servir as rodelas de nabo com umas gotas de vinagre de ameixa, de shoyu ou com um molho feito com sementes de sésamo, miso e malte.

Há inúmeras formas que pode fazer depois das rodelas de nabo serem cortadas, pode fazer estrelas (§) e outras formas interessantes. Pode ainda cozinhar os nabos do vapor, depois de cortados às rodelas.
Há ainda outra forma de se cozinharem os nabos que pode ser bastante aliciante para as crianças. Cortar os nabos em duas metades, retirar um pedaço no centro, deixando um espaço vazio do tamanho de uma noz. Depois pode fazer uma espécie de puré com o nabo que retirou que se junta depois ao molho, colocando-se dentro dessa cavidade.
Molho
No molho pode ser feito de diversas formas como por exemplo o miso de arroz ou o miso de cevada. O molho deve ficar numa pasta grossa à qual se junta os centros dos nabos que se retiraram. Não se esqueça que para crianças muito pequenas não usar muitos temperos, e nesses casos os molhos não são muito indicados pois tornam as crianças muito irritadas chorando mais do que o normal.
Pode ainda usar sementes de sésamo tostadas com malte de cevada que se juntam ao miso, depois com um pouco de água fazer uma pasta bem espessa, juntando os pedaços de nabo esmagados.

Alga aramé
A alga aramé é uma alga que não é muito yang, e por isso também se torna muito interessante para as crianças.
Saltear a cebola em gomos finos em óleo de sésamo tostado, durante uns minutos até que fique brilhante. Depois juntar cogumelos, alga aramé demolhada e se necessário um pouco da água em que demolhou a alga. Deixe apurar ligeiramente, tempere com um pouco de shoyu e depois tapar o tacho e deixar cozinhar durante uns 20 minutos até a cebola ficar bem macia.