Peregrinações
Monte Abu

de Queeny Singh

em 14 Ago 2006

(...anterior) Templo de Adinath em Ranakpur Os ingleses pediram aos príncipes de Rajputana e Gujarate para estabelecerem suas moradias permanentes em Abu. O resultado é a colecção variada e alegre de maravilhas arquitecturais do leste e oeste apresentadas em havelis reais, palácios e vilas. A Casa de Jodhpur, a Casa de Jaipur, a Casa de Bikaner, o Palácio de Nimbdi e o Palácio de Sorihi ilustram essa fusão de arquitectura.

Os aspectos singulares do Monte Abu como retiro, além das suas atracções acima mencionadas, é o lugar de vida selvagem chamado “Trevor Tank” (tanque do trevo) com uma densa vegetação, o “Trevor Oval” (trevo oval) com um recinto enorme onde se organizavam jogos de pólo durante o tempo dos ingleses; o seu Clube Rajputana, onde os ingleses e os príncipes Rajputanos se encontravam em actividades sociais e o Sunset Point, local ideal para ver o pôr-do-Sol e o nascer-do-Sol. A caminhada para o “Toad” (sapo) e a “Nun’s rock’ (rocha da freira) e o “Honeymoon Point” (ponto da lua-de-mel) são outros passatempos favoritos.

A educação nas montanhas foi um novo conceito durante o tempo dos ingleses e o Monte Abu não foi uma excepção. O Sir Henry Lawrence, Comandante Chefe do Entreposto, famoso pela sua corajosa defesa de “Lucknow Residency” no ano turbulento de 1857, abriu a Escola Lawrence em Abu para órfãos e crianças pobres dos soldados ingleses e eurasianos que serviam no exército da índia. A escola de St. Mary estabelecida pelos Padres Irlandeses e o Convento Loreta são outras escolas de renome em Abu. Dessa forma, o Monte Abu continua a ser tanto um retiro de férias, como também fonte de educação, bem como de pereginação espiritual.

Nos tempos modernos, os Brahma kumaris, abriram neste local um grande Ashram. Também construíram, em Abu, um hospital, e desenvolveram um parque com paisagem criativa, com fontes de água, bancos debaixo de sombras e centros de meditação debaixo de pavilhões com tectos de palha. É conhecido pelo nome apropriado de “Parque da Paz”.

Pode-se visitar o Monte Abu tanto de carro, como de comboio ou de avião.

Cortesia da Revista India Perspectives