Orações

de Maria Ferreira da Silva

em 26 Mar 2020

(...anterior) Lamento - Edward Burne Jones

A claridade mental dá-nos a conhecer as nossas virtudes e debilidades e conduz-nos a menos Duhkha. A prática de atitudes, leva a identificar tanto as virtudes como os defeitos e estes devem ser trabalhados até à sua transformação.

Obviamente, todos os seres humanos sofrem transformações no decurso de uma vida, desde o corpo físico à mente (estado psicológico); a Meditação permite acompanhar conscientemente essa transformação.

A palavra Viveka significa “ver a alternativa”. Vivekajñāna – discriminativo, discernimento. Sermos capazes de ver correctamente quem somos e como somos. O estado de Duhkha, não permite ser consciente, mas pode na realidade, ser diminuído, ou até evitado, pela capacidade de visualizar os erros, evitando-os. Quando nos vemos ao espelho não damos conta do espelho em si, mas apenas da nossa imagem. Temos dificuldade de separar a imagem do espelho, contudo, sabemos distinguir entre o espelho e nós.

Puruṣa, o Espírito (nós somos o Espírito) vê o objecto através da mente, se a mente está ofuscada não somos capazes de ver o objecto claramente, tal como um espelho se estiver baço. Quando a mente está clara é como se ela não existisse, assim, como num espelho limpo, a imagem é tão nítida e perfeita que não damos pelo vidro.

Só a remoção consciente dos obstáculos destrói o sofrimento.

A evolução de consciência permite então, conhecer os mistérios da vida e dos erros do passado. Também só se pode conhecer os karmas passados (vidas passadas), quando se está preparado espiritualmente (não através de regressões) para o reconhecimento dos erros e aprender com eles a melhor relação com as dificuldades presentes. O karma deixa marcas na Consciência, de vida para vida, que são os saṃskāra: acúmulo de experiências anteriores.

Saṃskāra, significa impressão, consequência. Traduz-se por “formações” ou “forças mentais”. São impressões da memória que marcaram o cérebro nesta vida, ou podem vir já de vidas passadas. São movimentos automáticos da mente, inconscientes.
Saṃskāra, é a soma de direcções que condicionam a mente, sem controlo ou por hábitos. O que se requer é criar novos saṃskāra mas na forma de movimentos positivos da mente e libertar-se da rotina, que limita a Consciência e causa sofrimento.

Saṃskāra, é o movimento constante e automático da mente numa direcção determinada. Podemos sempre reorientar a mente para estados elevados, e obter uma visão mais clara sobre determinado sentimento, ou melhor percepção do “objecto”. Se dirigimos a mente no sentido devido, estamos a purificá-la e a dar oportunidade de ver correctamente.

As formações incluem os impulsos volitivos ou intenções que precedem a acção. Podem ser: físicos, verbais e mentais.
Saṃskāra – significa grupo, agregado, um dos cinco agregados que constituem a totalidade do que é em geral conhecido como personalidade.
1º - a forma (corpo físico)
2º - a sensação
3º - a percepção
4º - formações mentais
5º - a Consciência

Um método importante dentro do Yoga (§) para ultrapassar o sofrimento é a devoção a Īśvara (o Senhor do Mundo). É a crença em Deus. Pela devoção a Deus, eleva-se o pensamento, como meio de sublimação dos próprios obstáculos: é a Meditação com semente, Samyāma.
Em Yoga descreve-se Īśvara de uma forma especial e para entrar em relação com ele utiliza-se um símbolo, o OM. É um Mantra que quanto mais pronunciado, leva a maior compreensão e comunhão com Deus (para este sistema filosófico da Índia é chamado Īśvara) e haver cada vez maior integração espiritual. Para lá do som do OM está - Īśvara – pois está para além das formas. A repetição do OM (o Seu Nome) “Japa”, é importante e através da correcta pronúncia encontram-se novos significados, novas compreensões.