Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 4
Khajuraho

de Rohini Sharma

em 09 Out 2006

  (...anterior)

Construídos à apenas 50 anos depois de Chausat Yogini, o templo de Lakṣhmaṇa demonstra um importante desenvolvimento na técnica e no plano em comparação aos templos antigos. A viga na entrada desse templo dedicado ao Senhor Viṣṇu demonstra a santa trindade de Brahman, Viṣṇu e Śiva com a deusa Lakṣmī, companheira de Viṣṇu. O santuário foi enfeitado com o ídolo de três cabeças das incarnações de Viṣṇu incluindo Nārasimha e Varaha. O segundo, a incarnação do porco-espinho, também aparece como estátua de três metros de altura no Templo de Varaha.
O templo de Chitragupta foi dedicado ao Deus do Sol ou Surya. Esse templo está virado para o leste, para o nascer do sol. O interior do santuário orgulha-se de uma imagem impressionante da divindade presidente – um majestoso Deus do Sol com cinco pés de altura dirigindo uma carruagem.

O templo de Viśvanātha abriga a imagem do Senhor Brahman com três cabeças. Os leões guardam a entrada da construção localizada ao norte, enquanto os elefantes ladeiam a escadaria ao sul que conduzem para o templo. Os exteriores foram elaboradamente esculpidos e o Templo Nandi, voltado para o santuário, tem um enorme touro chamado Nandi, com seis pés de altura, montado pelo Senhor Śiva.
O Templo de Matangeśvara abriga um dos maiores Śivaliṅgas da Índia. Com oito pés de altura e quatro polegadas de altura e 20 pés e quatro polegadas de diâmetro, ele ocupa toda a área do chão na sala principal.
O Matangeśvara é o único templo onde os devotos ainda se juntam para venerar os Śivaliṅgas como se tem feito durante muitos séculos.
O Templo de Pārśavanātha do grupo do leste, é o maior dos três templos Jainas. A imagem de Ādinātha de mármore preto no santuário foi colocada em 1860. Ele tem esculturas maravilhosas de casais divinos e damas celestiais. As mais exóticas são a de Śiva-Pārvatī, de uma linda mulher tirando um espinho do seu pé e outra pintando os seus olhos.

O Templo de Ghantai é um dos templos mais fascinantes de Khajuraho e muito pouco se sabe deles. O templo foi nomeado pelos esqueletos das suas colunas, cada uma delas esculpida com desenhos de sinos e correntes. Ela tem uma borda que apresente os 16 sonhos da mãe (§) de Mahāvīra (§), uma deusa com vários braços montada sobre um Garuda com asas.
O último dos templos Jainas foi dedicado ao santo jaina chamado Ādinātha; ele foi lindamente enfeitado com esculturas de yakshis e outras. A imagem de Ādinātha no santuário é moderna.
O grupo de templos ao sul encontra-se a cinco quilómetros de Khajuraho. Nesse grupo, o templo de Duladeo foi dedicado ao Senhor Śiva. O aspecto mais relevante desse templo é as imagens sensuais das apsarās ou damas divinas. O templo de Chaturbhuj. É o último dos templos de Chandela, O santuário tem a mais exótica imagem de culto de Śiva com nove pés de altura, uma obra de arte de Khajuraho.
Os templos de Khajuraho apresentam, assim, um testemunho do tempo glorioso da Índia medieval.
Os templos não são apenas uma maravilha arquitectural, mas também estão cheios de divindade. Até o duvidoso volta atrás – convertido pela magnitude da devoção e dedicação com que o mestre escultor colocou no trabalho enquanto venerava o seu Criador.

Celebrando a essência da mulher…

Os templos de Khajuraho celebram a essência da mulher em todos os seus milhares de aspectos e temperamentos. As formas são cheias e generosas, a mulher é o símbolo óbvio da fertilidade. As atitudes são graciosas mas repletas de humildade e respeito; os rostos impessoais, já que as energias de Deus são indiferenciadas no absoluto. O corpo feminino representa toda a criação: surgindo da matéria crua, ela gradualmente se liberta e atinge o apogeu numa espécie de idealização do espírito interior, cuja escalada está incorporada nas curvas da espinha.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®