Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
A Morte - Início de Vida?

de Zelinda Mendonça

em 16 Out 2006

(...anterior) Uma Alma recebida no Paraíso de Burne-Jones Este ser faz-lhe uma pergunta, mas não verbalmente, para avaliar a sua vida, e ajuda-o mostrando-lhe uma panorâmica instantânea dos maiores acontecimentos por que passou. A certa altura sente que se aproxima de uma espécie de barreira ou fronteira, a qual, aparentemente, representa o limite entre a vida terrestre e a outra vida. Sente, contudo, que tem que voltar para trás, que ainda não chegou a altura de morrer. Neste momento resiste, pois já tomou contacto com experiências pos-morte e não quer voltar. Sente-se inundado de felicidade, de amor e de paz. Apesar desta atitude, reúne-se novamente ao seu corpo físico e sobrevive.
Mais tarde, tenta contar aos outros, mas tem dificuldade em fazê-lo. Em primeiro lugar, não consegue encontrar palavras humanas adequadas para descrever estes episódios “extraterrestres”. Percebe também que as pessoas troçam dele, e desiste da sua narrativa. Contudo a experiência afecta profundamente a sua vida, especialmente a sua opinião sobre a morte e a sua relação com a vida”.

A Vida depois da Vida

O regresso à vida faz-se por decisão própria ou do “ser de luz”. Quanto mais profunda é a experiência menos desejo têm de voltar. Muitos imploram autorização para ficar.
Um homem contou … “um anjo (§) disse –“tens de voltar”, eu nem queria
acreditar. Pedi, implorei para que me deixassem ficar ali. A ideia de ficar outra vez prisioneiro do meu corpo era infinitamente deprimente, medonho…Mas o anjo já se desvanecia em palavras: “Sharon precisa de ti”. Então percebi num instante que tinha uma responsabilidade. Sharon é a minha mulher, inválida, sofre de esclerose múltipla. Logo que compreendi isso, voltei ao meu corpo lutando pela vida”.

Nestas E.Q.M. há que destacar três aspectos fundamentais que são o “ser de luz”, a “rememorização” e as Experiências Fora do Corpo (E.F.C.). Quanto ao ser de luz é sempre um ser de Bondade, Justiça e Amor, que conforme as crenças religiosas será Jesus, Buda, um Anjo, o “Espírito Absoluto”, mas para todos representa o amor incondicional. O diálogo com ele é feito de forma telepática (daí a dificuldade de traduzir em palavras), directo, sem obstáculos, de forma tão clara que não há possibilidade de má compreensão ou de mentir.
Segundo os testemunhos este ser de luz tem por missão ajudar (nunca condenar) a pessoa a rememorar os factos da sua vida e pergunta se está pronta a morrer, se foi útil aos outros, se determinada missão foi cumprida, etc. A própria pessoa fará o julgamento da sua situação e tirará as ilações de acordo com as suas capacidades.
As E. F. C. são também marcantes pelo facto das pessoas terem uma visão alargada, vêem tudo o que as rodeia, não constituindo impedimento as paredes ou objectos que os envolvem conseguindo ver mesmo através deles. Inclusivamente vêem com estranheza o seu próprio corpo, geralmente rodeado dos médicos e enfermeiros que tentam trazê-lo à vida.
Quem passa por estas experiências não tem a menor dúvida da sua realidade e da sua importância (mau grado a ciência considerar que ainda não foi constituída prova suficiente para as sancionar). Por vezes tentam contactar alguém mas sentem-se quase sempre incompreendidos. Outras vezes não falam porque não querem macular as suas recordações, acham que tudo é muito pessoal.
O Dr. Moody fala de casos de E.Q.M. de duração extrema. Refere que as pessoas sentem ter acesso ao “conhecimento absoluto”, mas que quando a pessoa escolhe regressar, na maioria dos casos, não retêm o conhecimento. “Durante um minuto não houve pergunta que eu não soubesse a resposta” refere uma mulher em entrevista ao Dr. Moody. Esta experiência não os desencoraja a aprender, pelo contrário compreendem que o conhecimento e a sabedoria adquiridos nesta vida são uma mais valia.
Esta experiência é referida de modos diversos. Por vezes comparam a um “clarão de compreensão universal”, uma “escola”, uma “biblioteca”. Todos referem que as palavras para descrever tal experiência são um vago reflexo da realidade.