Nutrição Inteligente - 2ª Parte

de Alberto Chang

em 13 Nov 2006

(...anterior) Tanto sua deficiência como seu excesso podem bloquear seu bom funcionamento e produzir o bócio, hipertiroidismo ou hipotiroidismo e relacionado com isto, toda uma série de problemas. O iodo orgânico das algas é um excelente protector contra substâncias radioactivas como o strontium 90 e o iodo radioactivo 131, posto que bloquearia sua absorção por competição. De todas estas algas, o kelp, da espécie das laminárias, vem sendo utilizado em terapia nutricional, devido a sua grande concentração de outros traços de nutrientes essenciais, como hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e minerais (principalmente iodo, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro e zinco). Também contêm polisacarídeos como os alginatos que são utilizados eficazmente no tratamento de úlceras e queimaduras. Outro componente, o ácido algínico, é usado em processos de desintoxicação de metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio, assim como protector contra radiações de strontium 4. Recentemente descobriu-se um componente polisacarídeo sulfatado, chamado fucoidan, com propriedades antitumorais 5 (responsável pelo baixo risco de cancro no seio no Japão (§)) 6, aticoagulantes e fibrilíticos 7. Outro composto activo, o sulfato dextran, tem propriedades anti-viróticas (desactiva o vírus da herpes simples) e anti-microbiano de amplo espectro. E por último, o cicloendesmol, um composto antifúngico utilizado contra a cândida albicans.

Devemos mencionar aqui três micro-algas realmente importantes por conter uma grande quantidade de substâncias nutricionais e terapêuticas: A chlorella, a spirulina e a alga ”Azul-verde”(aphanizaomenon flos aquae).
A chlorella pyrenoidosa é uma alga verde unicelular, com um altíssimo conteúdo de clorofila (28.9g por kg), ademas de vitaminas (C, beta caroteno, B12 e todo o complexo B), minerais (fósforo, magnésio, cálcio, manganês, zinco e cobalto) 8, ácido lipóico, ácidos nucleicos, proteínas completas 60% (todos os ácidos aminados em boa proporção, à excepção de metionina), enzimas e outras substâncias terapêuticas como o glicolipídio chlorellin, que demonstrou possuir uma actividade antivírus imunoestimulante e antitumoral9; por sua indução à produção de interferon10, e a activação das células B e T (linfócitos) 11.
A Chlorella, graças à clorofila12, estimula a formação de eritrócitos no sangue e acelera a produção de fibroblastos( as células responsáveis pela cicatrização de feridas). Os derivados de clorofila inibem as enzimas proteases, as enzimas responsáveis pela inflamação e outros danos que causa a pancreatite13. Também a clorofila tem uma actividade “lipotrópica”, ou seja, de estimular a excreção de colesterol.
Por último, Chlorella tem uma grande capacidade de desintoxicação de metais pesados como o cadmio14, mercúrio, urânio e chumbo15. Assim como também remove pesticidas como o polychlorbiphenyl (PCB) e insecticidas como chlordecone16.

A Spirulina máxima é uma micro - alga unicelular que pertence ao grupo das cyanophyceae que crescem sobretudo nas superfícies de lagos de água alcalina17. Tem uma das percentagens mais algas de proteínas completas (60%), ou seja, tem todos os ácidos aminados em proporção correcta. É uma das fontes mais extraordinárias de vitamina B12 (duas vezes mais que o fígado), e de uma quantidade significativa de outras vitaminas do complexo B, principalmente a Thiamina (B1) e riboflavina (B2) 18. Contém também a provitamina A:Betacaroteno e outros 16 diferentes tipos de caretenoides. Tem uma boa proporção de ácidos gordurosos essenciais ou pol-insaturados: Omega-3, Omega-6, e Gamma linolenic acid (GLA); assim como grandes quantidades de phycocyanins (estimulante do sistema imunitário), glycolipídeos, sulfonolipídeos, rhamnose19, e muitos minerais tais como magnésio, ferram, potássio etc.
Terapeuticamente se utiliza em casos de avitaminose, anemias, úlceras, hipoglicemia, deficiências do sistema imunitário e prevenção de tumores.
A Alga “Verde-azul”Aphanizomenon flos-aquae, pertence ao mesmo grupo de micro algas que a Spirulina. Crescem na água fresca do lago Klamath, uma remota área ao Sul de Oregon (USA).