Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Meditação
Orações
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 3
Meditação - O Caminho da Harmonia

de Maria Ferreira da Silva

em 21 Dez 2013

  (...anterior) A felicidade interior; diamante tão precioso e tão procurado por todo o ser humano e tão simples de obter…

Vejamos: os seres que mais se notabilizaram como exemplos de perfeição e Sabedoria foram sem sombra de dúvida, aqueles que nas suas vidas tinham não só, um propósito espiritual universalista, como se regiam por métodos de disciplina, que pela sublimação (superação) dos hábitos perniciosos, conseguiram chegar à Harmonia. Todos eles têm em comum uma clareza mental tal, que foram capazes de elaborar os métodos que seguiam legando à humanidade verdadeiros tesouros de Sabedoria: Pitágoras (§), Jesus, Orígenes, Filon de Alexandria, Buddha (§), Śaṅkara, Aurobindo (§), etc…

Diz na Bhagavad Gītā (§):
«Os homens de acções virtuosas, cujas culpas se esgotaram, se libertaram do engano das dualidades, adoram-Me com firme convicção».

Infelizmente hoje em dia, desenvolvem-se métodos de Meditação para relaxar, mas o verdadeiro objectivo da Meditação, na realidade é chegar ao estado de bem-aventurança que é o Samādhi e como consequência o Conhecimento do Divino. (Samādhi é um dos pontos chave a atingir, contudo, outros estados se seguem no caminho da iluminação).
A Meditação não se faz para relaxar, mas quem medita relaxa…
Elaboram-se conceitos errados no Ocidente acerca da Meditação. Criam-se expectativas que acabam em frustrações e assim facilmente se desiste. É um conceito falso de que a Meditação é para relaxar; a Meditação é um acto religioso para a ligação ao Divino. E só este propósito pode levar ao sucesso da prática e consequentemente à harmonia. A nobreza da Meditação está neste objectivo!
É pela Meditação que se desenvolve especialmente a clareza do pensamento, pois é uma forma que permite desenvolver as capacidades de inteligência, bem como auxilia a desbloquear dos obstáculos mentais, que continuamente sobrecarregamos com as emoções exageradas e atitudes negativas de viver, tal o medo, a raiva, o ódio etc…

«Uma das razões porque se requer a Meditação é a de permitir às células cerebrais, ocuparem-se menos com o corpo e os seus mecanismos. A Meditação apazigua, ordena e conduz as células para os outros campos ou esferas do cérebro que nunca têm oportunidade de se manifestar, visto o ser humano estar sempre em acção e obrigar o cérebro a trabalhar constantemente no seu nível primário dos movimentos corporais». (Livro, Tratado de Meditação).

O maior contributo para um cérebro saudável (órgão fisco suporte da mente) e consequentemente uma mente equilibrada e cristalina é a prática da Meditação que permite aos circuitos neuronais produzir as necessárias substâncias e reorganização de células de forma naturalmente serena, tal a produção de melatonina, assunto tratado no livro “O Silêncio”.
Embora, razão e emoção sejam essenciais na vida humana, a mente, só fica pura e tranquila quando se liberta das tensões emocionais. A natureza emocional manifesta-se de uma forma espontânea sobrepondo-se à razão. Porém, a razão cultiva-se conforme a mente se purifica pela plena atenção ou disciplina. As emoções sublimam-se pelo auto-domínio. O domínio de si, cria auto-consciência e assim se obtém a capacidade para reconhecer e identificar as próprias emoções evitando os obstáculos onde se desenvolve melhor compreensão das causas dos sentimentos e a diferença entre sentimentos e emoções, porque as emoções, se não forem sublimadas acabam por ser um entrave à expansão de Consciência e à harmonia, já que elas se instalam na mente e no coração bloqueando. Também pela Meditação se desenvolve melhor tolerância às frustrações, menos impulsividade, menos solidão, melhor compreensão para os outros.

Diz no Maitreyi Upaniṣada:
«Mediante a disciplina se obtém a purificação da mente. Mediante a purificação da mente se alcança a claridade de entendimento. Através do claro entendimento ganha-se o auto-conhecimento. Quem logra o conhecimento de si mesmo não regressa ao plano mortal».
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®