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A finalidade de “Sugestões de Leitura” é colocar em destaque obras, cujo valor espiritual merecem um olhar atento, mais profundo, em consonância com a temática da secção em que se insere.

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Graça e Coragem

de Ken Wilber

em 15 Jan 2007

  Em Graça e Coragem, as reflexões do filósofo Ken Wilber entrelaçam-se com o diário de sua mulher, Treya, dando lugar a um relato profundamente humano, que transmite o impacto que esta experiência tem na vida do casal e que os leva ao questionamento das suas convicções espirituais, perante a realidade da enfermidade e da morte.


“Um olhar profundo e sofrido sobre a vida, o amor, a morte e a ressurreição”.

Ken Wilber é um dos mais influentes pensadores do nosso tempo. Escreveu até agora 25 livros muitos dos quais foram publicados em mais de 30 idiomas, sendo o escritor académico mais traduzido dos EUA. Sendo um dos pioneiros da Psicologia Transpessoal foi um dos primeiros psicólogos ocidentais a realizar um mapa de consciência e a ter uma visão global da mesma.
Wilber integra e valoriza as diferenças nas várias abordagens – Freud, Jung, Maslow May e outros, assim como as de grandes líderes espirituais como Buddha (§) ou Krishnamurti (§) – numa verdadeira síntese entre ocidente e o oriente, entre o nosso hemisfério direito (racional-analítico) e o hemisfério esquerdo (intuitivo sintético).
Por fim, consegue integrar todas as áreas do conhecimento numa poderosa e revolucionária metateoria denominada Modelo Integral ou Sistema Operacional Integral.
Fundou em 1998, o Integral Institute, actualmente com um corpo de mais de 400 pensadores que desenvolvem, sob o enfoque integral, teorias e metodologias práticas na área da Psicologia, Negócios, Política, Medicina, Educação, Direito, Arte, Ecologia e Espiritualidade.

Segue a síntese de um texto de Kin Wilber de grande interesse nesta obra, sobre os níveis de Consciência, feita por Zelinda Gonçalves.

Estruturas Básicas da Consciência

Níveis de Desenvolvimento Pessoal
A ideia que preside ao diagrama é a seguinte:
«O crescimento e o desenvolvimento da consciência ocorrem através duma série de estádios ou níveis, desde o menos desenvolvido e menos integrado até ao mais desenvolvido e mais integrado»
«Provavelmente existem dúzias de níveis diferentes e de tipos de níveis de crescimento; eu seleccionei nove de entre os mais importantes. São estes que se encontram listados na primeira coluna, “estruturas básicas da consciência"».
«À medida que o eu se desenvolve em cada estádio as coisas podem passar-se de uma forma relativamente boa ou de uma forma relativamente deficiente. Se as coisas correrem bem, o eu desenvolve-se normalmente e desloca-se para o estádio seguinte (…) Mas se as coisas correrem persistentemente mal num determinado estádio então podem se desenvolver várias patologias, o tipo de patologia, o tipo de neurose, depende precisamente do estádio ou nível em que ocorre o problema. Por outras palavras, em cada estádio ou nível de desenvolvimento, o eu enfrenta determinadas tarefas».
Para evoluir o eu tem que se desidentificar do estádio inferior, criando assim espaço para o novo estádio mais elevado. Tem que se diferenciar do estádio inferior, identificar-se com o estádio superior, e depois integrar o superior com o inferior
A tarefa de diferenciação e depois de integração é designada por "fulcro” – que é o ponto de viragem determinante, ou um passo essencial no desenvolvimento.
Se algo corre persistentemente mal num determinado fulcro surge uma patologia específica e característica.
As nove patologias principais estão listadas na terceira coluna.
Na quarta coluna encontram-se as “modalidades de tratamento” que o autor considera mais adequadas

Em ordem ascendente os nove níveis são:
1 – Níveis sensório-físicos Incluem as componentes
- material do corpo
- sensação
- percepção
Piaget chamava “inteligência sensório-motora”
Aurobindo (§) chamava “físico-sensorial”
O Vedānta chama – Annamāya-Koṣa

2 – Nível emocional fantasmal
- trata-se do nível emocional-sexual
- nível do impulso da líbido, do elan vital, da bio-energia, do prāṇa, acrescido do nível das imagens, as primeiras formas mentais.
  (... continua) 
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