Os Germinados

de Vasco Gonçalves

em 25 Jan 2007

(...anterior)
A sua germinação requer paciência e esforço pois para evitar a fermentação é necessário lavagens bem frequentes e cuidadosas. É uma das maiores fontes de lecitina, gordura fosfatada que torna o colesterol mais solúvel. Pela germinação os seus minerais tornam-se mais facilmente assimiláveis pelo organismo (principalmente o ferro, que é um dos mais abundantes).
Considerada um alimento de alto padrão energético, recomendada para fracos, debilitados, convalescentes e diabéticos; também usada para combater doenças da pele e arteriosclerose.

Trigo
(12h) (3-4mm) (2-3dias)
O grão de trigo concentra em si as energias cósmicas do Sol e sempre foi tido como meio de ligação entre o Ser humano e a consciência Solar.
Com a germinação a vit. C do trigo aumenta 600%, a vit. E aumenta 300 % e o seu grande teor de cálcio torna-se mais activo e assimilável. Germinado muito doce. Torna-se muito rijo se deixar germinar demasiado tempo.
Os germinados de trigo são altamente nutritivos e vitais para o organismo, fornecendo um óptimo complemento de vit. B, C e E, necessárias à actividade de regeneração celular. São ainda excelentes regeneradores e tónicos para os nervos. Recomendados também para os casos de estafa em geral, anemia, pressão baixa, distúrbios do coração e da circulação, podendo (e devendo) então ser usados diariamente.

Trigo- serraceno
(02h) (5mm) (2-3dias)
É muito rico em lisina, um dos aminoácidos mais importantes que geralmente não existem nos cereais. As suas proteínas são muito semelhantes às da carne.
Não deve ser demolhado, apenas passado por água e para que os grãos não fiquem húmidos demais é necessário borrifá-los frequentemente mas com pouca água. Se cultivado em frasco de vidro é necessário que se faça uma enxaguadura rápida.
As cascas devem ser retiradas antes dos brotos serem usados. É um alimento rico que aquece e promove o desenvolvimento do organismo. Recomendado para pessoas com órgãos digestivos muito sensíveis.