Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
Vinhetas da Arte Visual Indiana

de Utpal K. Banerjee

em 05 Fev 2007

  (...anterior) O deus Vishnu Na zona do este, a dinastia dos Pala deixaram à posteridade a peça do Narteshwar, uma imagem de Śiva com doze braços capturada numa postura de dança, juntamente com alguns extraordinários manuscritos ilustrados onde as harmoniosas e onduladas linhas de Ajanta foram reproduzidas numa escala miniatura. Enquanto uma vibrante tradição folclórica foi assimilada nas pinturas da época tardia do império Vijayanagar (Bisnaga) em Lapakshi, a grande profusão arquitectural em Orissa revelou a arte monumental por excelência em Bhubhaneswar e, mais tarde, em Konarak.

Ao mesmo tempo, em Khajuraho, nos domínios da dinastia dos Chandela manifestaram-se alguns dos melhores exemplos de arte visual na sua magnífica aglomeração de templos.
O quinto e último auge que se realizou por volta do século VII revelaram uma mudança qualitativa do etos. Por um lado, a escultura figurativa desapareceu e monumentos dedicados às divindades reduziram-se, dando lugar aos monumentos funerários. Muitas vezes executados liricamente, estes mausoléus são o padrão do estilo indo-sarraceno que aqui aperfeiçoou a sua evolução. Pelo outro lado, a simetria e formalidade dos Jardins de Paraíso, na sua visualização islâmica, inspirada na Pérsia combinaram-se com a paixão pela natureza em todas as suas formas e variedades dos monarcas da dinastia Mogol. Enquanto a Tāj Mahal (§) continua a ser a mais exaltada manifestação da primeira ideia, os desenhos dos jardins de Shalimar, Chasma Shahi e Char Chinar são os cumes da arte de jardinagem. A terceira característica que se manifestou foi a escola das pinturas miniaturas aperfeiçoadas com habilidade nas Karkhanas (os ateliers) do imperador Akbar e daí em diante desenvolvida pelos artistas hindus e muçulmanos. Todavia, as actividades seculares da realeza Mogol foram pressagiadas pelas representações das divindades nas pinturas das escolas de pintura miniatura das regiões do Decão, de Rajastão e do estilo Pahari das montanhas.
Ao resumir, eram os conceitos de Rupa (expressão), Pramana (proporção) e Varna (tom) que constavam a base da harmonia na arte da Índia nas épocas antigas e medievais. Mas o elemento que a animou era o Rasa. O aperfeiçoamento da forma baseava-se em regras específicas das medidas, que foram aplicadas não somente à arquitectura, pintura e escultura, mas também ao artesanato funcional como, por exemplo, os têxteis, os adornos e as armas. Uma grande tradição artística surgiu das percepções sensórias que actuavam em harmonia. O Chitra Shastra (o tratado de pintura) forneceu a visão artística completa, que abrangia todos os sentidos. Segundo Jayakar, “isso é significância e abstração; cor e dimensão; humor e emoção; movimentos e a imobilização de movimento; símbolos e poesia; espaço, volume e forma”.

Uma outra característica digna de nota das artes criativas é o anonimato dos artistas juntamente com a natura eterna da criação que tem pouco a ver com a época cronológica. Estas duas características persistiam na Índia (pelo menos até o advento do islamismo) devido à natura votiva de todas as artes criativas. Albert Einstein (§) disse uma vez, “A mais bela e profunda emoção que podemos conhecer é a sensação do místico. É a essência de todas as verdadeiras Ciências”. Na Índia, isso foi verdadeiramente a essência de todas as artes criativas e daí a modéstia de omitir a menção do nome do artista e a indiferença de classificar a arte numa época, simplesmente porque o artista criativo existirá eternamente.

Cortesia da Revista, India Perspectives
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®