Biografias
O Conde de Saint Germain

de Lubélia Travassos

em 19 Fev 2007

(...anterior) Foi um grande protector da Revolução Industrial. Lamentavelmente, não foi bem compreendido, pois embora os monarcas gostassem do seu convívio e conselhos, ignoravam-nos de forma delicada, enquanto os seus ministros tinham inveja e ciúme dele, desprezando-o completamente.

Este Mestre além de ter tido grandes missões, também teve várias encarnações passadas. No Século XI foi o profeta Samuel, o último e o maior dos juízes das doze tribos de Israel, que procurou libertar os Israelitas da dependência dos sacerdotes corruptos, os filhos de Eli e dos Filisteus. Samuel revelou aos Israelitas uma profecia associada ao Karma e ao livre arbítrio, e avisou-os que abandonassem e deixassem de adorar os falsos deuses estrangeiros, em vez do único Deus e verdadeiro, senão seriam derrotados. Aconselhou-os a adorarem e servirem o verdadeiro Deus, com todo o seu coração, pois ele os livraria das mãos dos Filisteus. Com a ajuda de Samuel, assim aconteceu. Os Israelitas se uniram, jejuaram e se consagraram a Deus, e com as suas orações conseguiram vencer os Filisteus, que saíram de Israel.
Uma importante encarnação de Saint Germain deu-se no século XIII, na Inglaterra medieval, como Roger Bacon, o homem mais talentoso daquele século, considerado o percursor da ciência moderna e o profeta da tecnologia. Declarou a convicção de que o mundo era redondo e censurou os eruditos e os cientistas da época pelo seu espírito tacanho. Previu e escreveu, como se os tivesse visto, sobre o balão de ar quente, as máquinas voadoras, o telescópio, o microscópio, os óculos, elevadores, barcos e carruagens de propulsão mecânicas, assim como registou as instruções para o fabrico da pólvora, embora conservasse a fórmula secreta, para não ser usada em fins destrutivos.

Roger Bacon foi Professor na Universidade de Oxford e na Universidade de Paris, no entanto, sentiu-se determinado em encontrar a sua ciência e religião. Ao entrar para a Ordem Franciscana dos Frades Menores disse, que iria realizar as suas experiências sobre as forças magnéticas da pedra íman, no mesmo santuário que Francisco de Assis tinha realizado as suas experiências das forças magnéticas do amor.
Devido aos seus ataques aos teólogos da época, à sua perspectiva científica e filosófica, ao estudo da alquimia, astrologia e magia, foi feito prisioneiro, durante catorze anos, numa solitária, pela acusação de “herege”, sendo libertado pouco tempo antes da sua morte.
Em 1561-1626, numa encarnação como Francis Bacon, teve a liberdade de finalizar o trabalho que tinha começado como Roger Bacon. Francis Bacon foi a mente mais brilhante jamais produzida no Ocidente, com realizações em todas as áreas. Ficou conhecido como o pai do raciocínio indutivo e do método científico, responsáveis pela presente tecnologia. Reuniu ao longo dos anos um grupo de eruditos que, entre outras coisas, foram os responsáveis por quase toda a literatura Isabelina. Alguns fizeram parte de uma sociedade secreta, denominada “Os Cavaleiros do Elmo”, fundada por Francis e pelo seu irmão Anthony, quando estudavam direito, que tinha como finalidade o progresso da aprendizagem através da expansão da língua inglesa, e pela criação de uma nova literatura em Latim, mas com palavras que seriam compreendidas pelos Ingleses. Como grande ideólogo foi, igualmente, inspirador de muitas ideias políticas, com princípios revolucionários.
Francis Bacon também organizou a tradução da versão da Bíblia do Rei James, para que todas as pessoas tivessem acesso à leitura das escrituras.

Foi o grande Fundador da Maçonaria, dedicada à liberdade e ao esclarecimento da humanidade, e os seus membros desempenharam um papel muito importante na fundação da nova nação americana. Contudo, foi acusado de suborno, com base em provas falsas, que fez com que se demitisse do seu cargo e morreu como um homem perseguido, nunca reconhecido pelos seus talentos.