A Angélica e os Óleos Essenciais

de Eduardo Novo

em 21 Mai 2007

(...anterior) Os aleloquímicos são activos contra a competição das plantas vizinhas (alelopatia), dos microorganismos (vírus, bactérias, fungos) como podemos constatar pela actividade de certos óleos essenciais apresentados no quadro I, ou herbívoros (moluscos, artrópodes, vertebrados) (Jacobson, 1989). Eles agem como insecticidas, atractivos, repelentes, estimulantes nutritivos, dissuasores nutritivos (anti-nutritivos), estimulantes ou dissuasores de ovoposição, reguladores de crescimento, esterelizantes, tóxicos e como factores nutricionais (Hedin, 1991).

A importância dos pesticidas biológicos alcançou o seu pico durante o princípio deste século até à segunda guerra mundial. As substâncias derivadas das plantas, como o piretro, rotenona, e a nicotina, foram largamente utilizados como repelentes e tóxicos para os insectos, 20% ou mais do mercado comercial insecticida antes da IIª guerra mundial (Isman, 1994). No entanto, foram largamente abandonados durante a época em que se desenvolveu com sucesso os pesticidas sintéticos como os organoclorados, os organofosforados, carbamatos, e mais recentemente os piretroides sintéticos. À medida que a população mundial caminha para uma era em que a crescente procura de produtos biológicos com a mínima utilização de químicos sintetizados na agricultura ou noutras áreas, se faz sentir, os produtos secundários das plantas, neste caso os óleos essenciais, vão assumindo uma importância relevante. Extractos derivados de plantas e fitoquímicos estão sendo reexaminados visando potenciais produtos úteis, promovendo alternativas ao actual arsenal de pesticidas, ou como modelo para novas classes de pesticidas sintéticos (Hart,1974; Duke e Lydon, 1993; Langenheim 1994). Uma vasta literatura começa a estar disponível no que respeita aos vários aspectos dos pesticidas biológicos, seja na área de entomologia, patologia, controle de infestantes e nematodologia (Facknath, 1994).

Num programa estabelecido com vista à optimização das funções criativas, as essências e óleos essenciais podem assumir um papel sem dúvida bastante mais importante do que as actuais condições de existência conseguem permitir pelo afastamento daquilo que a natureza nos oferece, do "natural".
Assim, para um futuro melhor, os óleos essenciais encontrarão a sua função original, melhorando a saúde e aumentando a luz da nossa vida.

É sabido que somente ainda 5% da flora mundial é que foi quimicamente investigada até à data. No mundo das plantas é bem provável que se encontrem substâncias bem mais complexas e difíceis de isolar do que aquelas que a tecnologia de hoje consegue sintetizar quimicamente, mas também, sem dúvida que aí poderemos encontrar uma maior fiabilidade no que respeita à origem e integridade da estrutura química própria da essência vegetal. Por outro lado, o homem começa-se a aperceber que existe algo mais para além da simples estrutura material, molecular e química da substância vegetal que ele não conseguiu ainda explicar e formular, e essa é a diferença. É hora portanto, de reverter o quanto possível, o rumo e o processo de investigação, dando uma maior atenção não ao que o homem consegue sintetizar ou manipular com as suas mãos, mas sim ao que a natureza nos dá, pois é provável que ela tenha mais consciência naquilo que cria do que nós.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12