A Angélica e os Óleos Essenciais

de Eduardo Novo

em 21 Mai 2007

(...anterior)

Com o advento da civilização industrial o campo de utilização das plantas aromáticas e óleos essenciais tornou-se vastíssimo. Hoje em dia podemo-los encontrar em diversos ramos como a farmacêutica, perfumaria, alimentação, confeitaria, fitoterapia, aromaterapia, homeopatia, cosmética, enfim, todo um leque de utilizações à mercê de um mercado e de uma cultura em constante evolução.

Angélica

2.1. Etimologia/ Origem
O nome angélica provém da importância das suas virtudes consideradas divinas. Na verdade, angélica vem do grego Angelos, anjo (§) anunciador, pois segundo conta a lenda, ela foi revelada pelo anjo Rafael e oferecida como um presente mágico para curar a peste. Esta planta foi durante muito tempo rodeada de considerações místicas e na idade média, associavam-na às festividades pagãs contra a bruxaria, a feitiçaria e para eliminar o veneno do corpo humano.

É uma planta bianual, originária das regiões setentrionais (fig 1). Os habitantes dos países nórdicos, utilizavam as suas raízes e a parte aérea (fig. 2) várias centenas de anos antes de ela ser conhecida na Europa central. Encontram-se especialmente documentos históricos noruegueses indicando que os camponeses eram encorajados a cultivá-la desde 1164. Depois, só no século XIV é que a planta chega à Europa central e que é utilizada, principalmente, contra a peste.

2.2. Utilizações
Todas as partes da planta podem ser utilizadas. Até ao século XVIII verifica-se mais o seu uso medicinal do que alimentar, de seguida encontramo-la em domínios bastante diversos.
O principal emprego dos pecíolos era na confeitaria e doçaria onde são cada vez menos utilizados. As folhas frescas são utilizadas em ervanária e, em certos países, servem para aromatizar em cozinha e também bombons. As diferentes partes da planta entram também directamente na preparação de certas bebidas. O óleo essencial das raízes e frutos é utilizado como aromatizante na Bénédictine, no Vermouth, na Grande Chartreuse, em alguns gins, mas também em perfumes com nota masculina (Poucher, 1991), nos cremes, sabões, bálsamos, shampôs e como agente de sabor no tabaco. Do ponto de vista medicinal, a planta é estomáquica, estimulante, antiespasmódica e carminativa. O seu óleo essencial é utilizado em aromaterapia onde se reconhecem as suas propriedades sedativas, carminativas, anticoagulantes (Franchomme, 1990).

Esta planta foi já utilizada em tratamentos de doenças nervosas, de insuficiência respiratória, e nos Estados Unidos para deixar de fumar. Mais recentemente em 1985, (Reduron, 1995) cita as propriedades da felandrina (diminuição da actividade surrenale, anti-inflamatório, antiestrogénio) e das coumarinas que inibem o crescimento das células cancerosas Hela S3 (Bernard, 1991).

2.3. Resumo sistemático (Gaussen, 1982)
Divisão : Angiospermicas
Classe : Dicotiledonea
Sub-Classe : Rosidae
Ordem : Apiales
Família : Apiaceas (umbeliferae)
Género : Angelica
Espécie : Angelica archangelica
Sub-Espécie: Angelica archangelica subesp. archangelica

2.4. Nomes vernaculares e sinónimo
Alemão:Engelwurz, Angelika, Erzengelwurz, Garten-Engelwurz, Heiliggeistwurzel
Basco: Aingeru-belar
Dinamarquês: Sloke, Ouanne
Espanhol: Angélica, Ajonjera, Carlina, Hierba del Espírito Santo
Francês: Angélique, Herbe aux anges, Herbe du Saint-Esprit, Herbe à
la fièvre, Archangélique, Racine du Saint-Esprit
Galego: Anxélica
Inglês: Angelica, Longwort, Garden Angelica, Holyghost
Italiano: Angelica, Angelica domestica, Arcangelica
Polaco: Dziegiel
Português: Angélica, Angélica da Boémia, Angélica dos Jardins, Erva do Espírito Santo, Raíz do Espírito Santo
Russo: Djajilnik
Turco: Melaik otou

2.6. Biologia

2.6.1. Botânica
A angélica, Angelica archangelica subsp archangelica pertence à importante família das Apeacea, anteriormente chamada Umbelliferae.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12  [Pág. Seguinte]