A Angélica e os Óleos Essenciais

de Eduardo Novo

em 21 Mai 2007

(...anterior) As radículas e a parte suberosa seriam portanto, respectivamente 27 e 62% menos ricas que a raiz. Nesta explicação, as diferentes partes do sistema radicular parecem estar mal definidas e por outro lado, a parte suberosa não deveria conter óleo essencial uma vez que corresponde a tecidos mortos e sem canais secretores.(figura de cortes histológicos).

3.5. O ternário aromático

A percepção do "ternário aromático", advém da prática medicinal quotidiana em aromaterapia e da experiência de ensino francófono e anglófono.
De facto, se é certo que as essências e, por conseguinte, os óleos essenciais são substâncias químicas que não escapam de forma alguma à realidade atómica de toda a substância material, também é certo que elas não se limitam simplesmente à matéria.
Segundo Franchomme (1990), para além dessa realidade estritamente material, elas são igualmente vectores de energia que se assume e se transforma sob a forma de cargas electromagnéticas apelidadas "charges portées". Para além disso, estabelecendo uma relação directa com o seu ambiente, os aromas são igualmente mensageiros portadores de informações.

Sendo assim, as substâncias aromáticas adquirem três facetas particulares:
- o conteúdo molecular
- o potencial energético
- o aspecto informativo

A título de exemplo, se um determinado óleo essencial for objecto de prescrição médica, a sua penetração no organismo representará não só uma doação de moléculas (aspecto material), mas também uma doação bioelectrónica (aspecto energético). Este segundo aspecto não corresponde à energia "calórica" como aquela que é promovida pelas moléculas nutritivas, mas a uma actividade eléctrica, seja por excesso de electrões (actividade negativante) como no Cymbopogon citratus ou por falta de electrões (actividade positivante) como é o caso do Thymus satureioides, quimiotipo borneol (Franchomme, 1991). De seguida, levando o óleo essencial às narinas, a quantidade de matéria-energia recebida pelo organismo corresponde a uma ínfima fracção proveniente da volatilização de algumas centenas de moléculas. Mas o simples encontro destes traços com a zona olfactiva, capaz de os transformar em impulsos nervosos conduzidos até ao sistema cerebral de percepção, despoleta uma série de reacções em cadeia, por vezes consideráveis. Portanto, paralelamente à acção material ponderal e à actividade energética do óleo essencial, surge uma informação-circulante no organismo que lhe reage.

3.6. Processos de extracção
Os óleos essenciais são obtidos em laboratório, por hidrodestilação (3 horas para a Angélica, com um débito de 2 a 3 ml por minuto conforme a Farmacopeia francesa). Na industria, os óleos essenciais podem ser obtidos por hidrodestilação ou por destilação a vapor. De facto, a hidrodestilação põe em contacto o material vegetal com a água, o que já não se passa com a destilação a vapor, onde o material vegetal é atravessado por uma corrente de vapor arrastando consigo grande parte da essência, originando assim o óleo essencial (Anexo II).
Fracções idênticas ou mais importantes ainda podem ser obtidas por extracção a CO2 supercrítico. Na realidade, este processo, a 60º C e 60 bars, dá um produto que será comparável ao óleo essencial obtido por destilação a vapor, e a pressões mais significativas permite a extracção de compostos mais pesados (resinoides). Esta técnica, segundo Pellerin (1986), disponibiliza um produto com uma qualidade mais fiel à própria essência original.

3.7. Composição química

As plantas aromáticas contêm entre outros, os três tipos de elementos seguintes:

- compostos voláteis que podem ser recuperados na forma de óleo essencial por hidrodestilação,
-compostos não voláteis (óleoresinas, resinóides) que podem ser extraídos
por solventes apropriados ou por extracção a CO2 supercrítico,
- matéria inerte, principalmente constituída por celulose.

Presume-se assim, que a composição do óleo essencial varia conforme o processo de extracção utilizado.

[Pág. Anterior]  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12  [Pág. Seguinte]