Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 2 de 9
A Evolução Espiritual em Portugal

de Maria

em 02 Jan 2016

  (...anterior)
Dentro do campo científico, já alguns “intuitivamente” suspeitam que todo o pensamento é consequência de uma programação inteligente. Obviamente! A vida manifestada é inteligência (ver o artigo “O Átomo” em Folhas de Luz), estando no destino do homem abarcar cada vez mais essa inteligência superior, disponível a todos e, cuja representação máxima se personifica em Deus.

Naturalmente, quando se empreende certas investigações mais espirituais ou religiosas, quando há o “despertar”, o cérebro dá um salto quântico, pois é-lhe fornecida matéria para impulsionar novas ligações neuronais ou até aumento de neurónios, (ver livro “O Silêncio”) resultando numa mente mais clara e com novas compreensões, donde sobressai desse complemento, um bem-estar ou mesmo felicidade. Consiste em dar espaço a novas funções cerebrais que vão aparecer, preenchendo o “tempo ocioso” de alguma parte preexistente no cérebro.
O que desenvolve a capacidade do cérebro é o elemento novidade; enfrentar um novo problema e procurar a solução leva à improvisação, consequentemente, ao esforço mental. A procura de uma solução, envolve um tecer de suposições, que impulsionam e obrigam o cérebro a encontrar a forma mais adequada e, assim, a manter a atenção desperta. Improvisar usando a reserva intelectual, chama-se criar, recriar e regenerar o cérebro.
Há etapas de inteligência que o ser humano deve atingir, que representam integrações numa inteligência superior, onde Deus se vai revelando. Também poderemos dizer, que integrar em Deus é conhecer ou realizar uma inteligência superior.

Profetizei, na base da compreensão obtida pela minha inteligência e com a inspiração superior, muitos dados, até científicos referentes ao cérebro, já descritos pelas minhas diversas obras, que foram depois descobertas da ciência.
Citar algumas, comparando…
No livro “O Silêncio”, falo da melatonina que se produz diariamente de forma natural no cérebro (glândula pineal) e como a meditação aumenta o fluxo dessa hormona. Hoje, este assunto, já está a ser investigado na área da neurologia (testes em yogīs e em monges budistas em meditação), havendo já algumas certezas, quanto ao efeito da meditação nos mecanismos cerebrais; detectaram áreas, sobre cujo impulso, advém bem-estar ou mesmo felicidade. Concluem, os estudiosos, que aqueles que fazem certas práticas de cariz interno, espirituais ou religiosas, são pessoas muito mais positivas na sua forma de viver.

Alertei, também nessa obra, para os problemas cerebrais que os jovens vêm a sofrer, quando começam muito cedo com a actividade sexual. Em parte, a responsável, por uma percentagem da decadência da humanidade, nos últimos 30 a 40 anos. A actividade sexual precoce e exagerada inibe e, pode mesmo destruir, áreas do cérebro que afectam a memória e a inteligência em formação, ligações neuronais, cuja recuperação será muito difícil ou mais grave ainda, não ser mesmo possível, nunca mais. Daqui, resulta maior propensão para a mente entrar em confusão, com menor força de vontade e, portanto, menor força intelectual para os estudos. Por exemplo, fala-se na dificuldade que os jovens têm na aprendizagem da matemática, mas ela não é mais difícil hoje do que no passado, contudo, a força intelectual diminui pela exteriorização e actividades forçadas, tal a sexual e, rapidamente, avançam para as compensações de energia, que é o álcool e as drogas e, assim, vão matando o cérebro. É um ciclo vicioso.
É urgente proteger os jovens! Como? Esclarecendo.

Transcrevo a notícia de 5 de Julho de 2007, da revista Sábado:
«Os jovens que iniciam a actividade sexual numa idade muito precoce (até aos quinze anos) correm mais riscos de virem a sofrer de uma qualquer perturbação mental, pelo menos na opinião dos especialistas que debateram o tema no Congresso da Sociedade Espanhola de Pediatria, que decorreu na semana passada em Madrid.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®