Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Sagrados
Sugestões de Leitura
Especiais
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 4 de 9
A Evolução Espiritual em Portugal

de Maria

em 02 Jan 2016

  (...anterior) De entre eles, há quatro especiais, denominados Yugas: Kṛta, Treta, Dvāpara e Kali. Kali, corresponde à época actual e, é suposto ser o último Yuga, chamado de Era do Erro, em que só há um quarto de virtudes na humanidade.

Maitreya virá devolver a dignidade à humanidade e restaurar a ordem.

Os Avatares para além de se distribuírem segundo as épocas, estão também ligados a certos símbolos. Por exemplo, a cor simbólica de Maitreya é o laranja. Em certas representações tem a flor de nagakesara na mão. (Flor, cujas folhas são usadas na medicina Āyurvedica).
Outros Avatares como manifestação divina ou de Viṣṇu foram Rāma e Kṛṣṇa, dentro da lista “clássica” dos dez Avatares da tradição hindu, onde se insere também o Buddha (§) Śākyamuni e o próximo que será Kalki Avatāra ou Maitreya; aquele que aparecerá na terrível época da destruição do mundo (subjectivamente) e trará consigo o início de uma nova era.
A doutrina do Avatāra é puramente hindu e não budista, estando referido já nos últimos Purānas a natureza humana do Avatāra. Sem dúvida, o Budismo tem raízes profundas no Hinduísmo, transportando naturalmente muitas influências, tanto religiosas como artísticas. Na arte de pintura, de gravura e de escultura fundem-se as duas tradições.

Todavia, é no Budismo, tanto na tradição Mahāyāna como na Theravada que se encontra mencionado o nome Maitreya, numa profecia sobre o futuro Buddha, o Buddha da compaixão. Também é o único Bodhisattva venerado pelas duas escolas. O Budismo Mahāyāna ou Tibetano postula um sem número de Bodhisattvas e de Buddhas, tanto no passado, com Avalokiteśvara, Mānjuśrī, Amithāba e muitos outros e, no futuro, com Maitreya. O Theravada mantém sobretudo a figura do Buddha Śākyamuni, como a principal, embora reconheça ter havido outros Buddhas, bem como futuros, incluindo, Maitreya. No Budismo Theravada, também o termo Bodhisattva está ligado geralmente ao Buddha Śākyamuni e aos seus prévios nascimento até ao momento da iluminação e a um sem número de Buddhas similares que hão-de vir. Desta forma, tanto no sistema Hindu como no Budismo há uma esperança escatológica, uma característica comum na crença dos Avatares, Buddhas e Bodhisattvas, com uma finalidade real, num interminável ciclo de vida no Universo.
A sucessão de Buddhas mencionado pelo próprio Buddha Śākyamuni, encontra-se no Sutta Pitaka do Canôn Pāli (escrituras).

O Rugido do Leão ao Girar a Roda
1. Em certa ocasião estando o Abençoado entre os Magadhas em Matula, dirigiu-se aos monges desta forma: “Bhikkhus”. – “Venerável Senhor”, eles responderam. O Abençoado disse o seguinte:
25. “E na época das pessoas com um tempo de vida de oitenta mil anos, irá surgir no mundo um Abençoado chamado Metteyya [17], um arahant, perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um líder insuperável de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, desperto, sublime. Ele irá declarar - tendo realizado por si próprio com o conhecimento directo - este mundo com os seus devas, māras e brahmas, esta população com seus contemplativos e Brâmanes, seus príncipes e povo. Ele irá ensinar o Dhamma, com o significado e fraseado correctos, que é admirável no início, admirável no meio, admirável no final; e ele irá revelar uma vida santa que é completamente perfeita e imaculada. Ele será acompanhado por milhares de bhikkhus tal como eu sou acompanhado por centenas».
Dīgha Nikāya 26
Cakkavatti-Sihanada Sutta

Também Mestre Morya, através de Helena Roerich (§), nos livros do Agni Yoga (§) menciona frequentemente Maitreya.

«Cada Senhor tem a sua nota-chave. A Época de Maitreya afirma a Mulher.
  (... continua) 
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®