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Mosteiro Budista
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324 Dias na Índia

de Rui Pereira

em 28 Dez 2007

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Apesar de estarmos a fazer as mesmas práticas, Tierry fora afectado ao nível da testa e nariz onde calor e irritabilidade se fizeram sentir. Ele usou uma técnica de limpeza (Neti) que funciona muito bem para arrefecer esta parte do corpo, que consiste em fazer passar água fria com um pouco de sal por uma narina saindo posteriormente pela outra. Foi assim que percebemos que os nossos “veículos físicos” precisavam de um pouco mais de tempo para se adaptarem a estas práticas mais intensas. Guardo esta e outras experiências com especial simpatia.
Um dos aspectos centrais da religião Hindu e à qual Swāmiji dava uma relevância central é o Sanatana Dharma (Eterna Sabedoria) em que os ensinamentos de todos os mestres, de todas as religiões são aceites, tais como o mestre Jesus, Maomé (§), Buddha (§)... assim como também, os ensinamentos na área da ciência.
As únicas três ideias que não são categoricamente aceites em Sanatana Dharma são:
• «Este é o único caminho e os outros caminhos são errados. Em Sanatana Dharma diz-se: Existem infinitos caminhos para Deus».
• «A existência de condenação eterna no “inferno”, o que existe é uma Lei: A lei do Karma».
• «Que existe uma única vida», o que equivale a dizer que existe uma Lei da Reencarnação. O facto é que tudo faz mais sentido através desta lei. Através dela podemos compreender um pouco melhor o porquê de uma criança morrer muito nova, ou de haverem pessoas deficientes... Como dizia Swāmiji: «Deus não é parcial», o mesmo é dizer que «O que é para um é para todos!». A questão é que como existe a Lei do Karma (causa-efeito), eu venho a sofrer as consequências das minhas acções, se não nesta vida, em vidas seguintes. “Colhes o que semeias”: Se semeamos sofrimento, colhemos sofrimento; se semeamos boas atitudes (amor, paz...) é também isso que receberemos. Esta Lei explica porque vimos a passar certas situações nesta vida, que parecem não fazer qualquer sentido, e a resposta está precisamente em acontecimentos que ocorreram em outras vidas, estando agora a passar pelos “efeitos” dessas acções.

Dizia que a vida tem e é para ser vivida de acordo com as Leis Cósmicas, caso contrário “a outra via”, baseada na ignorância, fantasias pessoais... só nos trará grandes frustrações e muito sofrimento desnecessário.
Dizia um pouco mais à frente: «Enquanto me identificar com o corpo ou mente nunca irei encontrar satisfação profunda! Tal só acontecerá quando me conseguir identificar com a Alma (Ātman)!».
Vem a propósito a simbologia do nascimento de Jesus e de Kṛṣṇa, que em ambos os casos, foram perseguidos de morte logo após o seu nascimento. Dizia Swāmiji «Quando começas a desenvolver um pouco de consciência Crística todas as forças internas e externas tentam matá-la».
Por vezes os ensinamentos parecem realmente contraditórios, parecendo colidir com os nossos sistemas de valores. Um questionar repetido sobre as nossas prioridades é feito. Por exemplo, quando dizia: «Não sei o que acontece nos vossos países, mas no meu, uma criança pequena vai à escola carregando uma grande mochila, e de vez em quando vejo que esta mochila é maior do que o próprio peso da criança! E o que diz um grande santo Indiano? (cita-o em sânscrito) –Lês todos os livros do mundo, todas as bibliotecas; nada virá! Se compreendeste o que esta palavra chamada amor é, se compreendeste o que é amor, como recebe-lo e como dá-lo, és a pessoa mais sábia do mundo. Nada mais te é requisitado». Viera isto a propósito da importância da purificação dos nossos pensamentos e a atitude correcta de corpo e mente. Não dos conhecimentos em si mas de como os usamos.

A propósito de atitude correcta... Quão difícil me tem sido compreender realmente o que é. E como por vezes bem que tenho preferido fazer de conta que o que ouço e vejo talvez não seja bem para mim!
  (... continua) 


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