Homepage
Spiritus Site
Início A Fundação Contactos Mapa do Site
Introdução
Arte
Biografias
Agenda
Notícias
Loja
Directório
Pesquisa
Marco Histórico §
Guia de Sânscrito
NEW: English Texts
Religião e Filosofia
Saúde
Literatura Espiritual
Meditação
Arte
Vários temas
Mosteiro Budista
pág. 3 de 3
Mandalas (Maṇḍalas)

de Pedro Teixeira da Mota

em 14 Jul 2010

  (...anterior)

Corpo espiritual que é em si próprio é um maṇḍala oval ou circular, com os seus centros de forças, que são orbes energéticos, denominadas rodas - chakras (§) - ou flores de lótus – padma - na tradição indiana, onde se destacam o centro do coração, o olho espiritual ou 3º olho, e o centro do cimo da cabeça, o lótus das mil pétalas, bem desabrochados e desenvolvidos, por exemplo, nos mais iluminados ou perfeitos, como o Buddha (§) Gautama com a sua grande aura, ou o Cristo Jesus no seu corpo glorioso. E que cada um de nós deve ir conseguindo alcançar, ao reflectir ou irradiar mais transparente e plenamente a luz, o amor, a compaixão, o espírito, Deus.

Podemos então assim, com as formas mandálicas que usamos ou com que nos rodeamos, cultivar não só o sentido estético ou o espiritual, como também o harmonizador e terapêutico para nós e à nossa volta.
Saibamos então tanto pelo desenho, a construção, o uso consciente ou a contemplação destas formas geométricas sagradas tecidas, desenhadas ou esculpidas, como por uma vida criativa, harmoniosa, justa e espiritual, tornar a nossa vida um pequeno maṇḍala, ou círculo luminoso, dentro do grande Maṇḍala do Cosmos e da Divindade.

Pinturas (técnica do Fresco) de Maria Ana Gorjão
(para informações: 936660424)
maria.anagorjao@hotmail.com
   
topo
questões ao autor sugerir imprimir pesquisa
 
 
Flor de Lótus
Copyright © 2004-2024, Fundação Maitreya ® Todos os direitos reservados.
Consulte os Termos de Utilização do Spiritus Site ®