Sagrados
A Missão de Jesus

de Maria

em 09 Abr 2009

(...anterior) A prece tem bastante importância, pois é pela prece que os pecadores se comunicam com Deus e invocam a Sua misericórdia, agradecendo especialmente, no Kippur que é um período de recolhimento com um prazo de dez dias, em que se aguarda a remissão dos pecados, o arrependimento e o perdão.
No Judaísmo por exemplo, não existem mosteiro. Aqueles que se retiraram da vida pública os Essénios (os Judeus mais religiosos) acabaram por se extinguir. Os Essénios provinham sobretudo das classes mais desfavorecidas, praticavam o ascetismo, pregavam a vida depois da morte e protestavam contra o poder e a riqueza dos sacerdotes e dos governantes. Comiam pouco, o suficiente para se manterem vivos, viviam em comunidade e consideravam o casamento um mal necessário. Acentuavam como mais importante, os aspectos espirituais do que os rituais, consideravam a imortalidade da Alma, a vinda de um Messias e a iminente destruição do mundo. Não há pois dúvida, que existem semelhanças entre os ensinamentos de Jesus e dos Essénios.
Os Essénios continham na sua doutrina, elementos tanto comuns com os Saduceus como com os Fariseus, de onde teriam extraído alguns dos seus princípios e crenças. Com os Saduceus, aderiram à tradição sacerdotal com os seus ritos de purificação e de refeição sagrada (tal como Jesus lavará os pés aos Apóstolos e sacralizará a última Ceia). Dos Fariseus extraíram a rigorosa observância da Lei e a crença em eventos apocalípticos; proclamavam-se o verdadeiro povo de Deus e, formavam uma comunidade monástica retirados da vida comum, estudiosos das escrituras. Acrescentaram os seus próprios textos à Tora e esperavam a vinda de um Messias da linhagem de David.
A descoberta dos manuscritos de Qunram em 1947, permite hoje um conhecimento mais exacto, não só dos seus textos como do próprio Judaísmo de então.
Na verdade, a religiosidade é viver em Deus e agir no mundo com essa ligação; desta forma os governos do mundo não deviam estar dissociados desta realidade e os primeiros Messias (o valor deles mede-se pelo grau de poder espiritual, pois há vários níveis de Messias e Avatares), foram guerreiros, como David. E na Índia a ideia de Avatares comporta estes dois aspectos, onde tanto Rāma como Kṛṣṇa, foram guerreiros religiosos. Com os Templários não surge a primeira demonstração da Iniciação guerreira e avatárica dentro do Cristianismo?
O mal da humanidade foi dividir e separar a religião do governo das nações. Governar deveria ser um código religioso, como o que foi dado por Deus aos Reis Profetas de Israel. Assim se exigia o mesmo com Jesus.
Um Messias, ao ter o poder temporal e espiritual tem autoridade para mudar leis já estabelecidas, pois sendo rei (condição iniciática terrena) é Senhor absoluto no seu poder e na obediência. O povo submete-se humildemente ao poder de um rei, quanto mais, se o reconhece também como Messias. Como a mentalidade dos homens evolui, certas leis precisam de ser reformadas para acompanharem a evolução e de acordo com as circunstâncias exigidas, pelo que algumas tradições e normas vão ficando ultrapassadas.
Aarão irmão de Moisés é o primeiro ungido do Antigo Testamento. Deus manda que ele seja consagrado com o santo óleo e assuma o cargo de Sumo- Sacerdote. Saúl, por intermédio do Profeta Samuel é o segundo ungido do Senhor e é sagrado Rei, seguindo-se David e Salomão. Esta designação e função significa que Deus dá a sua bênção a alguém considerado especial, que deve expressar entre os homens a majestade e vontade divina e conduzir um povo ou uma nação, até ao Seu Trono. Aquele que é revestido desta unção sagrada deve exercer a santidade, a justiça e o poder para inspirar os homens a cumprirem a Vontade de Deus, pois é no ungido que está a Vontade Suprema.
Quando David teve a oportunidade de matar Saúl e não o fez, disse aos seus homens: «Deus me guarde de jamais cometer este crime, estendendo a mão contra o ungido do meu Senhor, pois ele é consagrado ao Senhor». Samuel, I 24.